+JORNALISMO

OVALE e Sampi lançam redesenho do site e nova identidade visual

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 7 min
Reprodução
Novo layout torna mais completa e agradável a experiência do leitor
Novo layout torna mais completa e agradável a experiência do leitor

"Para mim, não há nada mais importante no futuro que o desenho. É a alma de tudo o que é criado pelo homem'.

Lapidar, a frase de Steve Jobs (1955-2011) é bússola para aqueles que inventam o futuro. Fundador da Apple, hoje avaliada em R$ 17,8 trilhões, Jobs escreveu o seu nome da história como um 'Da Vinci' moderno, capaz de pintar em touch screen a 'Mona Lisa' ou a 'Última Ceia' da tecnologia, do tempo em que, hiperconectado e ancorado às grandes navegações digitais, o universo passou a caber na palma da mão.

Tendo a inovação como leme, com mais de 10 milhões de leitores e consolidando-se como a maior rede de portais de notícias sediada no interior de São Paulo, a rede Sampi e seus portais afiliados, como OVALE, apresentam um novo design, com layout completamente modernizado e renovado, desde as primeiras horas desta quarta-feira, 10 de julho. Os estudos e desenvolvimentos do novo projeto gráfico se estenderam por quatro meses, com o objetivo principal de deixar a leitura e a navegação pelas notícias mais agradáveis, intuitivas e práticas para os usuários.

Trata-se de um novo e importante passo em meio à revolução digital de OVALE, que converteu-se em um veículo 100% digital, em fevereiro deste ano, democratizando o acesso ao jornalismo de qualidade e ampliando em 50% o volume de produção editorial. Em apenas quatro meses, OVALE ampliou sua audiência em 69,05%.

"A ressignificação evolutiva da marca Sampi, preservando o seu inalienável valor ético, mas quebrando barreiras em direção ao futuro a fim de ampliar a conectividade da marca com o público leitor, é tarefa necessária, indispensável e alinhada com quem pretende conquistar, cada vez mais, autoridade no segmento da informação profissional e confiável", declarou o diretor-presidente de OVALE, Fernando Salerno.

Novo layout.

O design anterior estava em funcionamento desde o início de operação da rede, em outubro de 2022. “Quando completamos um ano, no final de 2023, sentimos que o momento já exigia uma modernização. Precisávamos limpar o projeto e deixar a navegação mais limpa, mais fluida. O logotipo e a paleta de cores também precisavam de atualizações. Passamos meses estudando o que existe de mais moderno em comunicação de notícias digitais no mundo para oferecer aos nossos mais de 10 milhões de leitores mensais uma experiência prazerosa. Estou muito feliz com o resultado”, disse o CEO da rede Sampi, Corrêa Neves Jr.

A agência Trivela Marketing, de Campinas, foi contratada especialmente para fazer o estudo do logotipo e da paleta de cores. O novo logotipo da Sampi faz uso estratégico do cinza, do branco e do roxo, cores com significados profundos, e há muitas aplicações de azul por todo o site.

O cinza, frequentemente associado à neutralidade, equilíbrio e profissionalismo, sugere confiabilidade e seriedade, qualidades essenciais para um portal de notícias. Esta cor reforça a imagem da Sampi como uma fonte de informação segura e imparcial.

O roxo, conhecido por simbolizar criatividade, inovação e sabedoria, traz um toque de exclusividade e qualidade. No contexto da Sampi, esta cor indica um compromisso com a produção de conteúdo de alta qualidade e insights inovadores, reforçando a ideia de que o portal oferece mais do que apenas notícias, mas também análises profundas e diferenciadas. Branco e azul são clássicos, estão presentes em muitos dos logotipos dos veículos afiliados e foram preservados, porque transmitem sobriedade, seriedade e elegância.

A aposta no roxo como cor predominante tem ganhado força em marcas inovadoras e líderes. Nubank, GNT e Yahoo são algumas que optaram pelo roxo e suas variações para suas identidades visuais. “É uma cor moderna, sofisticada, que tem ganhado espaço na área das startups de tecnologia ou de comunicação”, disse Corrêa Jr.

Um detalhe marcante do novo logotipo é o balão de fala integrado na letra "p". Este elemento enfatiza a comunicação e o diálogo, sugerindo que a Sampi valoriza a interatividade e o engajamento com seu público. O balão de fala representa um espaço onde a troca de ideias e informações é incentivada, reforçando a missão da Sampi de ser uma plataforma onde os leitores podem se sentir parte ativa das conversas e debates.

Design mais limpo e espaçado

A diretora de operações da rede Sampi, Denise Silva, responsável pelo desenvolvimento do novo projeto, diz que o resultado é inspirador. “Depois de um ano no ar, aprendemos muito, entendemos melhor como os leitores consomem a informação e nos dedicamos a encontrar soluções para o que gera mais incômodo ou reclamações, como a posição de alguns anúncios. Esperamos que o resultado agrade, mas o trabalho não para. Muitos ajustes ainda serão feitos ao longo dos próximos dias”, disse.

A tipografia simples e moderna utilizada no novo site garante clareza e acessibilidade. A escolha de fontes limpas facilita a leitura e contribui para uma aparência moderna. Além disso, o design responsivo do site assegura uma navegação fluida em diversos dispositivos, desde desktops até smartphones, garantindo que os usuários tenham uma experiência consistente em qualquer plataforma.

Estrutura de programação e de dados completamente refeita

Toda a parte de programação do site e as ferramentas proprietárias de edição e publicação de notícias foram completamente refeitas. Andre Diniz, coordenador técnico de TI da Sampi, usou linguagens como JS e Python na programação.

O desenvolvimento teve como prioridade também a segurança, para garantir que os sistemas rodem sem interrupções e que haja backups e servidores redundantes, hospedados em sistemas de nuvens como Amazon e Google, além do uso de cache, para maximizar a performance e garantir carregamento rápido do site em qualquer dispositivo, seja um computado, um celular ou tablet.

Houve também um intenso trabalho de engenharia de software para que ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) garantam que o noticiário produzido pelos portais da rede Sampi seja facilmente encontrado pelos leitores, quer seja em rede sociais, quer seja em ferramentas de busca como Google. “É um trabalho estrutural, que não ‘aparece’ para o leitor, mas que é fundamental para que tudo que é relevante seja facilmente localizável pelas ferramentas de busca. Sem isso, a melhor notícia pode simplesmente ‘sumir’ na internet. Seria um trabalho inútil”, explica Luiz André Diniz.

Sampi, a maior rede do interior

Sampi é hoje a maior rede de portais de notícias sediada no interior de São Paulo. Alcançou, em maio, 10,1 milhões de leitores. Focada na cobertura de assuntos locais, suas redações espalhadas por oito regiões do Estado produzem mais de 300 notícias locais por dia.

Sediada em Campinas, a rede é composta ainda por afiliados em Araçatuba (Folha da Região), Bauru (JCNet), Franca (GCN), Jundiaí (JJ), Piracicaba (JP) e Vale do Paraíba (OVALE). Dentro de poucas semanas, estará integrado também Americana (Todo Dia), cujos proprietários assumiram também a operação local da Sampi Campinas, rebatizada a partir desta quarta-feira, 10, de TODO DIA Campinas.

Nos próximos 90 dias, a Sampi deve inaugurar uma nova operação, em Ribeirão Preto, e até o final do ano, outra no litoral paulista. “Estamos num momento de forte expansão e pretendemos atingir 12 regiões até o final do ano, meta do nosso plano de negócios aprovado pelos acionistas”, disse Corrêa Neves Jr. “No ano que vem, começa o desafio de levar a rede para além das fronteiras de São Paulo”.

Audiência de OVALE cresce 69,05% em quatro meses e jornal lidera número de usuários na rede

Referência gráfica e editorial, OVALE ampliou em 69,05% a audiência em apenas quatro meses, desde o início de sua revolução digital. Os dados são do Google Analytics.

A partir de fevereiro, quando converteu-se em um jornal 100% digital, a audiência subiu vertiginosamente. Na comparação entre fevereiro e junho, a audiência de OVALE subiu de 791.913 para 1.338.710 visualizações (+ 69,05%). E não foi só: OVALE ampliou em 89,93% o número de sessões, passando de 472.451 para 897.334, na comparação entre fevereiro e junho.

Redobrando a aposta em jornalismo de qualidade, democratizando o acesso à informação, OVALE registrou aumento de 68,55% no número de usuários únicos em apenas quatro meses, passando de 269.465 para 454.186, na comparação entre fevereiro e junho. Em junho, o jornal conquistou a liderança da rede neste quesito.

"A revolução digital de OVALE tem como bússola democratizar o acesso à informação de qualidade, farol que conduz a sociedade a um porto seguro, livre de fake News, ampliando em mais de 50% o volume de reportagens. São cerca de 1.200 por mês. E os números, atestados pelo Google, traduzem isso. Em apenas quatro meses, o jornal converteu-se no líder de usuários únicos na rede e ampliou sua audiência em cerca de 70%. E o novo layout do site é um novo e importante passo nesta direção", disse o editor-chefe de OVALE, Guilhermo Codazzi.

Comentários

2 Comentários

  • Julianno 2 dias atrás
    Ficou show o redesenho do site e nova identidade visual. Parabéns ao time.
  • Jeferson 2 dias atrás
    Sinceramente, estava bem melhor com o visual antigo. Ao menos tirou o excesso de poluição visual causado pelas propagandas.