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QUALIDADE
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'Dentro dos padrões', diz Sabesp sobre água com gosto e cheiro de cloro em São José
'Dentro dos padrões', diz Sabesp sobre água com gosto e cheiro de cloro em São José
Companhia respondeu que 'monitora todas as etapas do sistema de abastecimento de forma contínua e sistemática
Companhia respondeu que 'monitora todas as etapas do sistema de abastecimento de forma contínua e sistemática
Por Ana Lígia Dal Bello | 15/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos
Por Ana Lígia Dal Bello
São José dos Campos
15/11/2023 - Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Walter Siviero
A Sabesp alegou que a água fornecida em São Jose dos Campos está "dentro dos padrões de potabilidade e atende aos parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde" e que não há risco à saúde dos consumidores, embora munícipes de todas as regiões tenham relatado sentir gosto e cheiro forte de cloro na água.
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Há relatos de alteração na água fornecida nos bairros Vale do Sol, Parque Santa Rita, Monterey, Jardim Santa Hermínia, Vila Ema, Jardim São Dimas e Santana, entre outros. Na Vila Adyana, por exemplo, a água tem cheiro e gosto de óleo. Moradores de outros locais dizem que cheira a gás. "Está com cheiro de gás. Até pensei que meu gás estivesse ligado, mas era a água", disse moradora.
A reportagem de OVALE solicitou explicação da Sabesp, que solicitou os endereços das reclamações, embora os casos não sejam pontuais. Sobre os endereços informados pela reportagem, a companhia respondeu que "monitora todas as etapas do sistema de abastecimento de forma contínua e sistemática, desde o manancial, passando pelas estações de tratamento, redes de distribuição, até o cavalete na entrada dos imóveis dos clientes. Os dados são enviados ao Siságua, sistema do Ministério da Saúde".
A Sabesp acrescentou que, em determinados períodos, "é possível que aconteçam ajustes no sistema de tratamento para se adequar à situação do manancial. O tratamento garante a qualidade da água que é destinada ao abastecimento".
Falta d'água
O município também sofre com frequentes interrupções no abastecimento. A companhia atribuiu o problema aos reparos emergenciais e ao consumo elevado, "em razão das altas temperaturas".
Leia novamente: VÍDEO: Prefeitura de São José aciona Procon e entra com ação coletiva contra a Sabesp
Leia novamente: Bairros de São José ficam de novo sem água durante período recorde de calor
Na terça-feira (15), o prefeito Anderson Farias (PSD) informou que a prefeitura acionou o Procon e prepara uma ação coletiva contra a Sabesp para reparação dos danos provocados por falhas no abastecimento d'água no município. A ação pedirá que cada munícipe afetado receba indenização pelos danos causados pela interrupção.
Para registrar ocorrência, o cliente deve se comunicar com a Sabesp, fornecendo endereço completo do imóvel, e uma equipe fará o atendimento, para avaliação da água no cavalete do imóvel. Solicitações podem ser feitas pelos telefones 0800 055 0195, pelo WhatsApp oficial (11) 3388-8000, ou pela agência pela agenciavirtual.sabesp.com.br.
A Sabesp alegou que a água fornecida em São Jose dos Campos está "dentro dos padrões de potabilidade e atende aos parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde" e que não há risco à saúde dos consumidores, embora munícipes de todas as regiões tenham relatado sentir gosto e cheiro forte de cloro na água.
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Há relatos de alteração na água fornecida nos bairros Vale do Sol, Parque Santa Rita, Monterey, Jardim Santa Hermínia, Vila Ema, Jardim São Dimas e Santana, entre outros. Na Vila Adyana, por exemplo, a água tem cheiro e gosto de óleo. Moradores de outros locais dizem que cheira a gás. "Está com cheiro de gás. Até pensei que meu gás estivesse ligado, mas era a água", disse moradora.
A reportagem de OVALE solicitou explicação da Sabesp, que solicitou os endereços das reclamações, embora os casos não sejam pontuais. Sobre os endereços informados pela reportagem, a companhia respondeu que "monitora todas as etapas do sistema de abastecimento de forma contínua e sistemática, desde o manancial, passando pelas estações de tratamento, redes de distribuição, até o cavalete na entrada dos imóveis dos clientes. Os dados são enviados ao Siságua, sistema do Ministério da Saúde".
A Sabesp acrescentou que, em determinados períodos, "é possível que aconteçam ajustes no sistema de tratamento para se adequar à situação do manancial. O tratamento garante a qualidade da água que é destinada ao abastecimento".
Falta d'água
O município também sofre com frequentes interrupções no abastecimento. A companhia atribuiu o problema aos reparos emergenciais e ao consumo elevado, "em razão das altas temperaturas".
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Para registrar ocorrência, o cliente deve se comunicar com a Sabesp, fornecendo endereço completo do imóvel, e uma equipe fará o atendimento, para avaliação da água no cavalete do imóvel. Solicitações podem ser feitas pelos telefones 0800 055 0195, pelo WhatsApp oficial (11) 3388-8000, ou pela agência pela agenciavirtual.sabesp.com.br.
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