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RELATO
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Mãe relata sete horas de espera em atendimento no Clínicas Sul, em São José
Mãe relata sete horas de espera em atendimento no Clínicas Sul, em São José
Caso ocorreu durante a quarta-feira (17) no Clínicas Sul, no bairro Parque Industrial
Caso ocorreu durante a quarta-feira (17) no Clínicas Sul, no bairro Parque Industrial
Por Gabriel Campoy | 22/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos
Por Gabriel Campoy
São José dos Campos
22/05/2023 - Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMSJC

“Sete horas esperando na fila e apenas duas médicas atendendo”. Esse foi o relato de uma mãe sobre o atendimento da unidade pediátrica do Hospital Clínica Sul, no Parque Industrial, em São José dos Campos, na noite da última quarta-feira (17).
Ela afirmou, em contato com a reportagem, que chegou ao hospital por volta das 13h30 e, até o momento do relato, às 20h17, não havia ainda sido atendida. Segundo a mãe, as duas médicas que estariam atendendo na unidade hospitalar se dividiam nas consultas. “Uma médica atendia 40 e outra 15. Bem complicada a situação”, enfatizou.
No entanto, a mulher destacou que sua filha, de 4 anos, não era a única com dificuldades para receber o atendimento. Em seu relato, ela diz ainda que outras mães estavam no local desde antes das 9h.
“Algumas [mães] com filhos autistas e não conseguiam ser atendidas. Elas iam na recepção e eles diziam que só tinha dois médicos atendendo. Cada vez aumentavam a carga de pacientes, mas não nos passavam na frente. Foi um caos”, disse a OVALE. A mulher não preferiu não se identificar.
OUTRO LADO
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos para questionar as reclamações feitas pela mãe em questão.
O Poder Executivo se pronunciou informando que a paciente citada na matéria passou por atendimento classificada na cor verde – usada para casos ‘pouco urgente’ de atendimento preferencial – e que realizou exames complementes, com medicações, o devido acompanhamento e reavaliação para alta dentro do esperado para o quadro.
A nota, no entanto, não explicou os atrasos nos atendimentos dos pacientes e nem citou o fato das consultas serem realizados por duas médicas em um horário de movimento. Confira o comunicado na íntegra abaixo:
“A Prefeitura de São José dos Campos informa que o Hospital de Clinica Sul é Unidade de Pronto Atendimento, faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.
Para organização do atendimento é realizada triagem e classificação por cor, pacientes classificados pela cor verde, tratam-se de pacientes que poderiam ser atendidos em nível de Unidade Primária de Saúde, uma vez que, não apresentam riscos dentro da classificação internacional.
Em resposta ao questionamento da reportagem, informamos que a referida paciente passou em atendimento sendo classificada para cor verde, realizou exames complementares, recebeu medicações, teve o devido acompanhamento e reavaliação para alta dentro do esperado para o quadro”
“Sete horas esperando na fila e apenas duas médicas atendendo”. Esse foi o relato de uma mãe sobre o atendimento da unidade pediátrica do Hospital Clínica Sul, no Parque Industrial, em São José dos Campos, na noite da última quarta-feira (17).
Ela afirmou, em contato com a reportagem, que chegou ao hospital por volta das 13h30 e, até o momento do relato, às 20h17, não havia ainda sido atendida. Segundo a mãe, as duas médicas que estariam atendendo na unidade hospitalar se dividiam nas consultas. “Uma médica atendia 40 e outra 15. Bem complicada a situação”, enfatizou.
No entanto, a mulher destacou que sua filha, de 4 anos, não era a única com dificuldades para receber o atendimento. Em seu relato, ela diz ainda que outras mães estavam no local desde antes das 9h.
“Algumas [mães] com filhos autistas e não conseguiam ser atendidas. Elas iam na recepção e eles diziam que só tinha dois médicos atendendo. Cada vez aumentavam a carga de pacientes, mas não nos passavam na frente. Foi um caos”, disse a OVALE. A mulher não preferiu não se identificar.
OUTRO LADO
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos para questionar as reclamações feitas pela mãe em questão.
O Poder Executivo se pronunciou informando que a paciente citada na matéria passou por atendimento classificada na cor verde – usada para casos ‘pouco urgente’ de atendimento preferencial – e que realizou exames complementes, com medicações, o devido acompanhamento e reavaliação para alta dentro do esperado para o quadro.
A nota, no entanto, não explicou os atrasos nos atendimentos dos pacientes e nem citou o fato das consultas serem realizados por duas médicas em um horário de movimento. Confira o comunicado na íntegra abaixo:
“A Prefeitura de São José dos Campos informa que o Hospital de Clinica Sul é Unidade de Pronto Atendimento, faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.
Para organização do atendimento é realizada triagem e classificação por cor, pacientes classificados pela cor verde, tratam-se de pacientes que poderiam ser atendidos em nível de Unidade Primária de Saúde, uma vez que, não apresentam riscos dentro da classificação internacional.
Em resposta ao questionamento da reportagem, informamos que a referida paciente passou em atendimento sendo classificada para cor verde, realizou exames complementares, recebeu medicações, teve o devido acompanhamento e reavaliação para alta dentro do esperado para o quadro”
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Rogerio
23/05/2023