TRANSPORTE

TRANSPORTE

Linha Verde: Prefeitura de São José desiste de comprar portas e catracas para estações

Linha Verde: Prefeitura de São José desiste de comprar portas e catracas para estações

Projeto original das estações foi reavaliado; Prefeitura estima economia de R$ 10 milhões e aposta na boa fé dos usuários para o pagamento das passagens

Projeto original das estações foi reavaliado; Prefeitura estima economia de R$ 10 milhões e aposta na boa fé dos usuários para o pagamento das passagens

Por Débora Brito | 13/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Por Débora Brito
São José dos Campos

13/05/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Adenir Britto/PMSJC

Estações VLPs foram projetadas com portas automatizadas e catracas

As estações dos VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) não terão mais portas automatizadas e catracas para controle do pagamento e da integração do transporte com a Linha Verde. O projeto original das estações foi reavaliado pela Prefeitura de São José dos Campos, que desistiu de fazer a licitação para compra dos equipamentos.

O prefeito Anderson Farias confirmou a OVALE que pediu a suspensão do processo de compra das portas e catracas e alegou que a medida visa estimular um novo conceito de uso do transporte público. A Linha Verde começou a operar em julho do ano passado com as estações abertas.

“No projeto original tinha portas automatizadas dentro das estações com catracas para que as pessoas pudessem fazer o pré-pagamento. O que mudou foi isso, apenas suspendi a questão das portas e das catracas. O sistema Linha Verde está operando hoje e o cidadão sabe das suas obrigações”, afirmou.

Anderson explicou que desde dezembro do ano passado tem um agente dentro de cada VLP para orientar os passageiros sobre o uso do validador, no qual deve ser batido o cartão para efetivar o pagamento pela viagem. O profissional deve ficar nos veículos até o fim de maio.

“Esse é um modelo que a gente vê mundo afora. Quando o usuário entrar no sistema da Linha Verde, ele deve saber que lá não vai ter um cobrador, uma catraca nem porta automática, é tudo livre, aberto, mas tem que ir lá e pagar sua passagem”, declarou.

Segundo o prefeito, não houve outra mudança na configuração da estação e a desistência da compra de catracas e portas nas estações da Linha Verde resultou em uma economia de R$ 10 milhões, aproximadamente.

“Essa foi minha decisão para que a gente possa ter um sistema onde o usuário sabe das suas responsabilidades", disse. "Mais do que o recurso financeiro, é trabalharmos a questão conceitual do cidadão saber o papel dele”, completou.

Leia mais:

Linha Verde: Prefeitura de São José cogita desistir de portas automatizadas nas estações

Fracassa licitação para adquirir portas automatizadas para estações da Linha Verde

Portas automatizadas para estações da Linha Verde poderão custar até R$ 2,6 milhões

As estações dos VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) não terão mais portas automatizadas e catracas para controle do pagamento e da integração do transporte com a Linha Verde. O projeto original das estações foi reavaliado pela Prefeitura de São José dos Campos, que desistiu de fazer a licitação para compra dos equipamentos.

O prefeito Anderson Farias confirmou a OVALE que pediu a suspensão do processo de compra das portas e catracas e alegou que a medida visa estimular um novo conceito de uso do transporte público. A Linha Verde começou a operar em julho do ano passado com as estações abertas.

“No projeto original tinha portas automatizadas dentro das estações com catracas para que as pessoas pudessem fazer o pré-pagamento. O que mudou foi isso, apenas suspendi a questão das portas e das catracas. O sistema Linha Verde está operando hoje e o cidadão sabe das suas obrigações”, afirmou.

Anderson explicou que desde dezembro do ano passado tem um agente dentro de cada VLP para orientar os passageiros sobre o uso do validador, no qual deve ser batido o cartão para efetivar o pagamento pela viagem. O profissional deve ficar nos veículos até o fim de maio.

“Esse é um modelo que a gente vê mundo afora. Quando o usuário entrar no sistema da Linha Verde, ele deve saber que lá não vai ter um cobrador, uma catraca nem porta automática, é tudo livre, aberto, mas tem que ir lá e pagar sua passagem”, declarou.

Segundo o prefeito, não houve outra mudança na configuração da estação e a desistência da compra de catracas e portas nas estações da Linha Verde resultou em uma economia de R$ 10 milhões, aproximadamente.

“Essa foi minha decisão para que a gente possa ter um sistema onde o usuário sabe das suas responsabilidades", disse. "Mais do que o recurso financeiro, é trabalharmos a questão conceitual do cidadão saber o papel dele”, completou.

Leia mais:

Linha Verde: Prefeitura de São José cogita desistir de portas automatizadas nas estações

Fracassa licitação para adquirir portas automatizadas para estações da Linha Verde

Portas automatizadas para estações da Linha Verde poderão custar até R$ 2,6 milhões

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Lucas Pietro Brito
    13/05/2023
    Também achei as estações bem afastadas e obviamente alguns se não muitos usuários não vão pagar a tarifa.
  • Rogério
    12/05/2023
    Hehehe é passe livre kkkk
  • Cássio Moutinho
    12/05/2023
    Mais um capítulo das presepadas da prefeitura em relação a Linha Verde e o transporte em geral. Não é concebível que as estações não tenham o pagamento antecipado e um controle efetivo dos usuários. A esmagadora maioria das pessoas são honestas, mas os poucos aproveitadores podem fazer a tarifa subir por malandragem no pagamento da tarifa, seja por não pagar ou por encostar o cartão sem crédito no validador de propósito só pra simular o pagamento. A prefeitura de SJC calculou mal o projeto da Linha Verde em geral. Mais um item que estava previsto, mas foi retirado. Lembrando que não tem nenhuma linha do sistema convencional que faz a integração correta com a Linha Verde e as estações ficam em locais mais afastados dificultando o acesso das pessoas.