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21 de março de 2023

ESTRADAS

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Carregando metade do PIB brasileiro, a Dutra será a mais tecnológica do país

Carregando metade do PIB brasileiro, a Dutra será a mais tecnológica do país

Governo federal projeta aporte de cerca de R$ 15 bilhões na área concedida, que também inclui trecho de 243,1 km na BR-101, a Rio-Santos

Governo federal projeta aporte de cerca de R$ 15 bilhões na área concedida, que também inclui trecho de 243,1 km na BR-101, a Rio-Santos

Por Xandu Alves | 05/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Por Xandu Alves
São José dos Campos

05/03/2023 - Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Painel do CCO da CCR RioSP

A Dutra do futuro.

Ao longo dos próximos 30 anos, com a nova concessão assinada no ano passado, a Rodovia Presidente Dutra vai se transformando na estrada mais tecnológica do país.

O governo federal projetou um aporte de cerca de R$ 15 bilhões na área concedida, que também inclui trecho de 243,1 quilômetros na BR-101, a Rio-Santos – entre Ubatuba e Itaguaí, no Rio de Janeiro.

O avanço tecnológico se somará à importância histórica e econômica da Via Dutra, que transporta nada menos do que metade do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, algo em torno de R$ 3,5 trilhões anualmente.

A estrada liga as duas principais metrópoles brasileiras – São Paulo e Rio de Janeiro – e corta uma das regiões mais industrialmente desenvolvidas do país, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Nada menos do que 23 milhões de pessoas em 36 municípios moram às margens da rodovia, ao longo dos seus 402 quilômetros de extensão.

Inaugurada em 19 de janeiro de 1951, a rodovia Presidente Dutra completou 72 anos em 2023. Desde 1996, a concessionária CCR NovaDutra é responsável pela estrada. A empresa foi rebatizada de CCR RioSP na nova concessão.

NOVIDADES

Entre os investimentos previstos na Dutra, a rodovia será 100% iluminada. O novo sistema de iluminação será inteligente, com postes que utilizam sensores fazendo com que a luz se adapte à iluminação natural.

O novo contrato prevê a implantação do sistema de pesagem em movimento, no posto de Queluz. Os equipamentos – pórticos com câmeras – já estão instalados e o novo modelo de pesagem está em fase de testes e ajustes.

Sensores instalados no pavimento e câmeras OCR fazem a classificação, leitura de placas e dimensionamento – altura, comprimento e largura – combinados com a leitura das características dos veículos para classificação e pesagem.

Haverá ainda conectividade para o acionamento dos serviços médicos e mecânicos da concessionária.

Para a região do Vale do Paraíba, estão previstos investimentos em 13 novas câmeras de CFTV e 80 câmeras DAI (Detecção Automática de Incidentes), sistema que tem por objetivo agilizar o atendimento de ocorrências nas rodovias, emitindo alerta ao CCO (Centro de Controle Operacional) para a presença de veículos quebrados ou parados na rodovia ou no acostamento. Serão instalados ainda seis novos Painéis de Mensagens Variáveis e uma estação meteorológica.

Na RMVale, as primeiras obras serão para a construção de 44 quilômetros de novas pistas marginais. Também a construção de 3ª e 4º faixas nas pistas expressas, nos dois sentidos da via, num total de 46 km de novas faixas de rolamento. E ainda dois novos dispositivos de retorno: no km 139,4 e outro, no km 157.

Mais a implantação de duas novas passarelas e readequação de outros nove dispositivos às normas de acessibilidade e ao novo traçado da via, que darão mais segurança para o pedestre e ciclista atravessar a Dutra.

“Juntas, as melhoria irão gerar mais de 1.000 empregos diretos e indiretos contribuindo para o aquecimento da economia local. A previsão é de que as obras sejam concluídas no 3º e 4º ano de concessão”, disse Rodolfo Borrel, gerente de Atendimento da CCR RioSP.

NOVO CICLO

Na avaliação da CCR RioSP, a Via Dutra será a mais tecnológica e uma das mais seguras rodovias do país. “Iniciamos um novo ciclo com elevados padrões de serviço e atendimento e muita inovação para que a experiência de nossos clientes seja a mais encantadora possível.

Os novos desafios são parte de um processo natural para que os programas de concessão gerem cada vez mais benefícios aos motoristas”, disse Rodolfo Borrel, gerente de Atendimento da CCR RioSP.

Segundo ele, os avanços valorizam o processo de concessão e permitem o aprimoramento contínuo do nível de serviço. “Temos como principais desafios contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico e social dos dois estados (Rio e São Paulo), oferecer e garantir aos nossos clientes as melhores condições de conforto, segurança e fluidez nos trechos geridos pela concessionária por meio de rodovias bem administradas e conservadas. As obras da região metropolitana de São José dos Campos trarão uma série de benefícios para motorista e população local”.

A Dutra do futuro.

Ao longo dos próximos 30 anos, com a nova concessão assinada no ano passado, a Rodovia Presidente Dutra vai se transformando na estrada mais tecnológica do país.

O governo federal projetou um aporte de cerca de R$ 15 bilhões na área concedida, que também inclui trecho de 243,1 quilômetros na BR-101, a Rio-Santos – entre Ubatuba e Itaguaí, no Rio de Janeiro.

O avanço tecnológico se somará à importância histórica e econômica da Via Dutra, que transporta nada menos do que metade do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, algo em torno de R$ 3,5 trilhões anualmente.

A estrada liga as duas principais metrópoles brasileiras – São Paulo e Rio de Janeiro – e corta uma das regiões mais industrialmente desenvolvidas do país, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Nada menos do que 23 milhões de pessoas em 36 municípios moram às margens da rodovia, ao longo dos seus 402 quilômetros de extensão.

Inaugurada em 19 de janeiro de 1951, a rodovia Presidente Dutra completou 72 anos em 2023. Desde 1996, a concessionária CCR NovaDutra é responsável pela estrada. A empresa foi rebatizada de CCR RioSP na nova concessão.

NOVIDADES

Entre os investimentos previstos na Dutra, a rodovia será 100% iluminada. O novo sistema de iluminação será inteligente, com postes que utilizam sensores fazendo com que a luz se adapte à iluminação natural.

O novo contrato prevê a implantação do sistema de pesagem em movimento, no posto de Queluz. Os equipamentos – pórticos com câmeras – já estão instalados e o novo modelo de pesagem está em fase de testes e ajustes.

Sensores instalados no pavimento e câmeras OCR fazem a classificação, leitura de placas e dimensionamento – altura, comprimento e largura – combinados com a leitura das características dos veículos para classificação e pesagem.

Haverá ainda conectividade para o acionamento dos serviços médicos e mecânicos da concessionária.

Para a região do Vale do Paraíba, estão previstos investimentos em 13 novas câmeras de CFTV e 80 câmeras DAI (Detecção Automática de Incidentes), sistema que tem por objetivo agilizar o atendimento de ocorrências nas rodovias, emitindo alerta ao CCO (Centro de Controle Operacional) para a presença de veículos quebrados ou parados na rodovia ou no acostamento. Serão instalados ainda seis novos Painéis de Mensagens Variáveis e uma estação meteorológica.

Na RMVale, as primeiras obras serão para a construção de 44 quilômetros de novas pistas marginais. Também a construção de 3ª e 4º faixas nas pistas expressas, nos dois sentidos da via, num total de 46 km de novas faixas de rolamento. E ainda dois novos dispositivos de retorno: no km 139,4 e outro, no km 157.

Mais a implantação de duas novas passarelas e readequação de outros nove dispositivos às normas de acessibilidade e ao novo traçado da via, que darão mais segurança para o pedestre e ciclista atravessar a Dutra.

“Juntas, as melhoria irão gerar mais de 1.000 empregos diretos e indiretos contribuindo para o aquecimento da economia local. A previsão é de que as obras sejam concluídas no 3º e 4º ano de concessão”, disse Rodolfo Borrel, gerente de Atendimento da CCR RioSP.

NOVO CICLO

Na avaliação da CCR RioSP, a Via Dutra será a mais tecnológica e uma das mais seguras rodovias do país. “Iniciamos um novo ciclo com elevados padrões de serviço e atendimento e muita inovação para que a experiência de nossos clientes seja a mais encantadora possível.

Os novos desafios são parte de um processo natural para que os programas de concessão gerem cada vez mais benefícios aos motoristas”, disse Rodolfo Borrel, gerente de Atendimento da CCR RioSP.

Segundo ele, os avanços valorizam o processo de concessão e permitem o aprimoramento contínuo do nível de serviço. “Temos como principais desafios contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico e social dos dois estados (Rio e São Paulo), oferecer e garantir aos nossos clientes as melhores condições de conforto, segurança e fluidez nos trechos geridos pela concessionária por meio de rodovias bem administradas e conservadas. As obras da região metropolitana de São José dos Campos trarão uma série de benefícios para motorista e população local”.

1 COMENTÁRIOS

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  • CARLOS VAGNER PEREIRA DIAS
    05/03/2023
    Enquanto a Rodovia Pres. Dutra segue para ser a mais tecnológica do País, São José dos Campos/SP ainda possui centenas de bairros irregulres, sem saneamento/correios e outros benefícios primordiais para se viver. Isso estou me referindo à São José dos Campos, considerada uma das mais desenvolvidas do País. Imaginem outras cidades menores ao redor??????