APAMAGIS

Democracia garante independência dos Três Poderes

Por Vanessa Mateus | 20/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
é presidente da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados)
OVALEBRANDstudio

Divulgação

Democracia garante independência dos Três Poderes
Democracia garante independência dos Três Poderes

A Magistratura, assim como toda a sociedade, assistiu estarrecida no último dia 8 de janeiro à depredação dos edifícios das principais instituições federais em Brasília – abrigos das cúpulas dos três Poderes brasileiros. Tamanho desafio não encontra precedentes na história do País.

A própria democracia, e não somente a Justiça, foi posta à prova por uma minoria pouco atenta aos mais básicos princípios republicanos. No entanto, parecem desconhecer que os citados sistemas ou princípios não residem em um local fixo. Não se limitam ou se circunscrevem a espaços físicos, mas existem e transfiguram-se em seus integrantes.

Ao contrário do que desejou essa parcela que representou forças antagônicas, a Magistratura se viu reforçada e inicia 2023 com ânimo e vigor. Seus membros se empenharão para separar os radicais das pessoas que efetivamente buscam um debate. O bem ou o mal não se relacionam à convicção política, de modo que o associativismo se esforçará em estabelecer o diálogo com a população, fortalecendo cada vez mais as instituições.

O cenário político renovado, por sua vez, não altera o trabalho associativo. O papel de entidades como as de juízes, de servidores judiciais e de diversas outras categorias profissionais é, na verdade, a interlocução com os Poderes.

No caso específico da Magistratura, essas ações visam a um reforço sem aspirações corporativistas, mas com o objetivo de garantir ao cidadão sua última trincheira para fazer valer seus direitos – a Justiça.

Uma sociedade livre e bem-sucedida requer magistrados independentes, que prezem pelas leis e pela Constituição acima de quaisquer pretensões individuais. O atual objetivo das associações é construir o diálogo com as novas gestões para, juntas, consolidarem a comunicação entre os diferentes agentes sociais, de norte a sul do país. Este será o caminho para que todos se debrucem sobre a construção de parcerias e de projetos em comum.

Uma vez que a Justiça é a instância final de garantia dos direitos do cidadão, a reafirmação da democracia assegura a independência dos três Poderes e atesta a confiança que todos os brasileiros podem depositar na Magistratura.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.