BRANDSTUDIO

Homenagens da Câmara valorizam quem contribui para a cidade

Conheça pessoas e instituições que receberam títulos honoríficos e medalhas de mérito

26/11/2022 | Tempo de leitura: 5 min



Em sessão solene realizada em 21 de novembro, a Câmara entregou a 17 radialistas da cidade o Diploma "Roberto Landell de Moura", instituído em comemoração ao centenário da radiodifusão no Brasil. A honraria foi criada por decreto legislativo de autoria do vereador Robertinho da Padaria (Cidadania). Na cerimônia foram homenageados profissionais com mais de 20 anos de carreira e que atuam nas rádios Jovem Pan, Nativa, Band Vale, Stereo Vale, Ótima, Mix, CBN, Mensagem e Logos.

Antes, no dia 9, a Câmara concedeu a Medalha "Mérito Educacional Prof. Everardo Miranda Passos" à Escola El Shaday, por representar a cidade no Super Festival de Robótica, na sexta edição do evento de educação tecnológica realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba no mês de agosto. O protótipo concebido e construído pelos alunos conquistou o 2ª lugar pela ideia e 3º em design, dentre as 56 equipes do Ensino Fundamental I que participaram da competição. A proposta da concessão da medalha foi do vereador Rafael Pascucci (PTB).

De mesma autoria, em 26 de outubro, o engenheiro Ciro Bondesan dos Santos recebeu o título de Cidadão Joseense. Natural de Santo Antônio do Jardim (SP), o homenageado atuou no desenvolvimento do projeto do avião EMB-110 "Bandeirante", fabricado pela Embraer. Graduado em Economia, atuou no Instituto de Fomento Industrial da FAB, tendo sido um dos apoiadores e desenvolvedores do Cluster Aeroespacial Brasileiro. Na área da comunicação, foi colunista no jornal "O Valeparaibano" e colaborou com as rádios Piratininga, Metropolitana e Imprensa.

Os parlamentares também reconheceram os serviços prestados à coletividade pelo Panathlon Clube, que recebeu a Medalha "Mérito Legislativo" por ocasião de seu 30º aniversário, em setembro, representado pelo presidente Carlos Eugênio Bakos. A iniciativa da homenagem foi do vereador Robertinho da Padaria (Cidadania).

A associação não governamental de âmbito internacional difunde a cultura do fair play (jogo limpo, ético) e combate à violência no esporte. Também se ocupa do resgate da memória esportiva local, organização de campeonatos, reuniões e seminários.

Em São José dos Campos, o clube foi fundado em 1992. Dentre as contribuições para a cidade estão a colaboração na criação do Museu do Esporte, na elaboração do Fadenp e a participação na criação do Conselho Municipal de Esportes. Atualmente conta com 28 associados, entre atletas, dirigentes, técnicos e treinadores, árbitros, advogados da área do direito desportivo, profissionais da saúde e jornalistas esportivos.

Ainda em setembro, houve sessão solene para outorga da Medalha "Mérito da Paz Papa João Paulo II" ao Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada pelo centenário da chegada a São José dos Campos da fundadora, a madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico.

A religiosa desembarcou na cidade em junho de 1922, aos 21 anos, para se tratar de tuberculose, e iniciou um trabalho humanitário que resultou na fundação da congregação em 1936. A madre Vilma Marlene de Andrade recebeu a medalha das mãos do vereador dr. José Cláudio (PSDB), autor do decreto legislativo que concedeu a honraria.

Também recebeu o título de Cidadão Joseense o advogado Ricardo Mendes Trindade que trabalhou ao longo de 39 anos na prefeitura, onde atuou em processos de desapropriação e aquisição de áreas. Na solenidade de entrega do título, em 27 de maio, o vereador Marcão da Academia (PSD), autor da homenagem, relembrou a trajetória do carioca recém-formado, contratado em 1974. Foi procurador, secretário adjunto e encerrou sua carreira como assessor jurídico. Os processos de desapropriações em que atuou permitiram a construção do viaduto de acesso ao bairro Vista Verde; avenida Cassiano Ricardo, Jardim Aquarius e acessos ao Jardim das Indústrias e Alvorada; Parque Tecnológico, além das negociações para aquisição do Sanatório Vicentina Aranha; do Parque Alberto Simões e do Parque de São Francisco Xavier e regularização de áreas do Parque da Cidade. Ainda elaborou a implantação de contratos de gestão para administrar o Hospital Municipal.

Em sessão solene no dia 11 de maio, a Câmara outorgou o Título de Cidadão Joseense ao gerente regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) no Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, Jardel José Busarello. O projeto de decreto legislativo foi apresentado pelo vereador Juvenil Silvério (PSD). Busarello é natural da cidade de Rio do Oeste (SC) e há mais de uma década atua no Sebrae, entidade privada sem fins lucrativos que desde 1972 orienta e capacita micro e pequenas empresas.

Também em maio por iniciativa do vereador Juvenil Silvério (PSD), a Câmara outorgou o título de cidadão joseense ao executivo e diretor da Escola SENAI Santos Dumont de São José dos Campos, Maurício Ogawa.

Em 1º de abril, quem recebeu o título de cidadão joseense foi o ex-ministro de Infraestrutura e governador eleito de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas. Em sua gestão, o Ministério da Infraestrutura firmou convênio com a prefeitura para a municipalização do Aeroporto Prof. Urbano Stumpf e concessão à iniciativa privada. Antes de se candidatar ao governo estadual nas eleições deste ano, ele transferiu seu domicílio eleitoral para São José dos Campos. O decreto legislativo foi apresentado pelo vereador Lino Bispo (PL) em coautoria com Marcelo Garcia (PTB); Milton Vieira Filho (Republicanos) e Walter Hayashi (PSC).

Em março foram mais duas homenagens. Uma delas, ao jornalista Carlos Abranches que recebeu o título de Cidadão Joseense, no dia 16, por iniciativa da vereadora Dulce Rita (PSDB). Mineiro de Juiz de Fora, o apresentador de TV, palestrante, psicanalista, músico, escritor e poeta atuou mais de 25 anos na Vanguarda, afiliada da Rede Globo, e atualmente compõe a equipe da Band Vale.

No dia 21 do mesmo mês, a Câmara concedeu à Igreja da Cidade a Medalha "Mérito Educacional Professor Everardo Miranda Passos". A honraria foi entregue ao pastor Carlito Paes em reconhecimento aos trabalhos assistenciais e educativos da instituição, que criou o Colégio Inspire, em 2013, e a Faculdade Cristã da Cidade, em 2019. A homenagem foi proposta pelo então vereador dr. Elton (MDB) em coautoria com o vereador Renato Santiago (PSDB).

Em comemoração ao centenário da imigração japonesa em São José dos Campos, em julho a Câmara homenageou 150 imigrantes, descendentes e membros da comunidade nipo-brasileira que se destacaram pela contribuição para a cidade. A iniciativa foi do vereador Walter Hayashi (PSC), autor do decreto legislativo 12/22, que instituiu o diploma "Ikigai To Kansha". Em abril de 1922, um grupo de 10 pessoas liderado por Esaku Ihara adquiriu um terreno para plantação de café. A partir de então mais famílias se instalaram na cidade. Durante a cerimônia, que contou com a presença da cônsul-geral adjunta do Japão em São Paulo, Chiho Komuro, os presidentes dos clubes representativos da colônia nikkey receberam diplomas de reconhecimento.

Título de Cidadão Joseense ao jornalista Carlos Abranches
Título de Cidadão Joseense ao jornalista Carlos Abranches
Medalha de “Mérito Educaconal Professor Everardo Miranda Passos” à Igreja da Cidade
Medalha de “Mérito Educaconal Professor Everardo Miranda Passos” à Igreja da Cidade
Título de Cidadão Joseense ao ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas
Título de Cidadão Joseense ao ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas
Título de Cidadão Joseense ao gerente regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) no Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, Jardel José Busarello
Título de Cidadão Joseense ao gerente regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) no Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista, Jardel José Busarello
Título de Cidadão Joseense o advogado Ricardo Mendes Trindade
Título de Cidadão Joseense o advogado Ricardo Mendes Trindade
Título de Cidadão Joseense ao executivo e diretor da Escola SENAI Santos Dumont de São José dos Campos, Maurício Ogawa
Título de Cidadão Joseense ao executivo e diretor da Escola SENAI Santos Dumont de São José dos Campos, Maurício Ogawa
Diploma “Ikigai To Kansha” em comemoração ao  centenário da imigração japonesa em São José dos Campos
Diploma “Ikigai To Kansha” em comemoração ao centenário da imigração japonesa em São José dos Campos
Medalha “Mérito da Paz Papa João Paulo II” ao Instituto  das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada pelo centenário da chegada a São José dos Campos da fundadora,  a madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico
Medalha “Mérito da Paz Papa João Paulo II” ao Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada pelo centenário da chegada a São José dos Campos da fundadora, a madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico
Medalha “Mérito Legislativo” ao Panathlon Clube por ocasião de seu 30º aniversário
Medalha “Mérito Legislativo” ao Panathlon Clube por ocasião de seu 30º aniversário
Título de Cidadão Joseense ao engenheiro Ciro Bondesan dos Santos
Título de Cidadão Joseense ao engenheiro Ciro Bondesan dos Santos
Diploma “Roberto Landell de Moura”, instituído em  comemoração ao centenário da radiodifusão no Brasil
Diploma “Roberto Landell de Moura”, instituído em comemoração ao centenário da radiodifusão no Brasil
Medalha “Mérito Educacional Prof. Everardo Miranda Passos” à Escola El Shaday
Medalha “Mérito Educacional Prof. Everardo Miranda Passos” à Escola El Shaday

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.