BRANDSTUDIO

TV Câmara de São José dos Campos estreia no canal aberto 12.3

A sessão do dia 20 de outubro marcou a primeira transmissão da emissora na TV aberta

26/11/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Flávio Pereira/CMSJC


A TV Câmara de São José dos Campos agora transmite as sessões legislativas e conteúdos informativos de interesse local também pelo canal 12.3 na TV aberta. Com a expansão do alcance, mais cidadãos terão acesso ao conteúdo pautado pela cidadania produzido localmente e poderão acompanhar as ações da Câmara, que tem como atribuições legislar e fiscalizar o poder Executivo em âmbito municipal.

A TV Câmara compartilha o canal 12 com mais outras três emissoras públicas:

12.1 - TV Câmara Federal

12.2 - TV Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo)

12.3 - TV Câmara Municipal de São José dos Campos

12.4 - Rádio Câmara Federal

O recurso de multiprogramação possibilita transmitir ao mesmo tempo quatro emissoras 24 horas utilizando a estrutura de um canal. Com isso, universaliza o acesso às discussões do legislativo nas esferas federal, estadual e municipal, pois, antes, só os assinantes de operadoras de TV a cabo tinham acesso a esses canais públicos.

Para localizar os novos canais, acesse o menu de configurações e refaça a busca automática. Ou digite com o controle remoto: um, dois, ponto, três. A TV digital aberta é gratuita. Televisores fabricados a partir de 2010 já vêm com o conversor integrado; precisam apenas de uma antena UHF.

A sessão do dia 20 de outubro foi a primeira transmitida pelo novo canal e contou com uma cobertura ao vivo especial, que apresentou a estrutura da emissora e o caminho que o sinal percorre até a casa do munícipe.


Trajetória e programação

Criada em janeiro de 2013, a primeira transmissão da emissora foi em setembro do mesmo ano com a cobertura ao vivo de uma sessão ordinária. De lá pra cá a produção de conteúdos jornalísticos e educativos se diversificou até chegar a 15 programas fixos, como "Diálogos da Cidade"; "Histórias do Meu Bairro"; "Hora do Esporte"; "Estação Mercado"; "Conexão Cultura" e "De Bem com Você".O mais novo, "São José do Campo", dá espaço aos produtores rurais e nos próximos meses vem mais novidades por aí, como o programa POD C.

Seguindo o princípio da publicidade na administração pública, isto é, divulgar os atos oficiais, a programação da TV prioriza a exibição (ao vivo e reprises) das sessões plenárias, extraordinárias e solenes; reuniões de comissões e frentes parlamentares, audiências públicas e outros eventos da Câmara Municipal.

Entre as produções próprias de destaque estão os programas "Câmara Fiscaliza", que mostra a atuação parlamentar na fiscalização de obras, serviços públicos e denúncias de irregularidades, e "Tramitando", que apresenta propostas em tramitação na Câmara, com a participação dos vereadores comentando os projetos de lei de sua autoria.

A grade também contempla entrevistas com especialistas e personalidades e reportagens abordando fatos e assuntos de interesse da comunidade, incluindo telejornais. Completam o conteúdo veiculado documentários de cunho cultural, educativo ou de preservação da memória. Tudo fica disponível para assistir no Youtube.

Desde dezembro de 2020, a TV Câmara de São José dos Campos garante a acessibilidade à população surda, por meio da interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

No ano passado, a Câmara assinou acordo de cooperação técnica para participar da Rede Legislativa de TV Digital; o Ministério das Comunicações consignou, isto é, liberou o canal 12 na cidade e a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou o uso dessa radiofrequência. A partir de então a Câmara adquiriu e instalou os equipamentos e a infraestrutura necessários, incluindo antena, estação transmissora e adequação da produção.

A TV aberta vem somar às outras ferramentas de comunicação institucional da Câmara: site, aplicativo e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube), além do canal 7 da Net e 9 da Vivo, que continuam na TV a cabo.

Onde sintonizar
*12.3 - TV Câmara São José dos Campos
*12.1 - TV Câmara Federal
*12.2 - TV Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo)
*12.4 - Rádio Câmara Federal B

Programação
São 15 programas fixos em uma grade diversificada, com conteúdos jornalísticos e educativos. Entre eles estão ‘Diálogos da Cidade’, ‘Histórias do Meu Bairro’, ‘Conexão Cultura’, ‘São José do Campo’, ‘Estação Mercado’ e outros.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.