24 de dezembro de 2025
San Marino

Contratados em maio, dentistas terceirizados de UPA em Taubaté ainda não receberam salário

Por Julio Codazzi |
| Tempo de leitura: 1 min
UPA San Marino, em Taubaté

Contratados no início de maio, dentistas terceirizados que atuam na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) San Marino, em Taubaté, não receberam nenhum salário até agora.

Em 1º de maio, a gestão da UPA foi transferida da Prefeitura para o INCS (Instituto Nacional de Ciências da Saúde), que receberá R$ 26,5 milhões ao ano. Para os serviços odontológicos, o INCS subcontratou a Humani Saúde, que tem sede em Mogi Guaçu (SP) - os dentistas são contratados da Humani.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-37

Segundo apuração da reportagem, os dentistas não receberam salário em junho, em julho e nem em agosto.

Questionada por OVALE, a Prefeitura alegou que os repasses para o INCS estão "rigorosamente em dia" e que a Humani "foi notificada" pelo atraso no pagamento dos dentistas. O INCS informou que os repasses da entidade para a Humani "estão todos em dia" e que iria apurar o atraso no pagamento dos salários. A reportagem não conseguiu contato com a Humani.

QUARTEIRIZAÇÃO.
O Ministério Público move duas ações de improbidade administrativa relacionadas à terceirização da saúde do município. Em uma delas, a Promotoria cita como suposta irregularidade justamente a quarteirização - ou seja, o fato de o INCS ter subcontratado outra empresa para prestar serviços odontológicos na UPA San Marino.

Para o MP, como essa empresa quarteirizada não é qualificada como OS (Organização Social), a contratação indireta dela configura fraude - afinal, a licitação era voltada apenas para OSs, que é o caso do INCS.