O artesão fica a maior parte do tempo em seu ateliê. No meio de pincéis, materiais de costura e ferramentas, a mente de um criativo fica submersa em um mundo individual, que muitas vezes é necessário para o nascimento de uma obra prima.
Contudo, respirar novos ares e ver novos rostos é sempre uma maneira de refrescar as ideias. É raro encontrar um artista que nunca teve um bloqueio criativo.
Trocar experiências e vivenciar novos modos de se fazer arte é essencial para quem vive dela -- e é na Mega Artesanal que diversas mentes criativas se reúnem para fomentar novas criações. A maior feira voltada para o artesanato começa nesta sexta-feira, no São Paulo Expo.
O evento espera receber 100 mil visitantes que devem entrar em contato com as novidades do mundo do artesanato em suas diversas formas: scrapbooking, confeitaria, costura, entre outras. Além da venda de produtos, a feira também oferece workshops para os visitantes.
Mais de mil pessoas do Vale do Paraíba deve visitar a feira. A região que tem como um dos saberes populares o artesanato, procura na feira novas técnicas e materiais para hobby e também novas formas de lucrar com o artesanato.
Neste ano, a feira terá mais de 400 expositores, entre eles lojas e fábricas aqui de São José dos Campos, como a Casa de Madeira, que atua na cidade há 20 anos.
"Nossa loja tem mais de 30 mil itens disponíveis para artesanato. Procuramos a feira para apresentar novidades, fazer lançamentos", afirma Kauê Barros, proprietário da loja, que também fabrica produtos em MDF.
A loja vai lançar neste ano um e-commerce para expandir seu mercado para todo o Brasil. "Com o evento, temos muita visibilidade", disse Barros.
NOVAS CRIAÇÕES.
Rita Mazzoti, diretora da WR São Paulo, empresa organizadora do evento, afirma que através do evento, os visitantes conseguem ter acesso a novidades que fomentam a venda de artesãos profissionais.
"Os visitantes vem em busca de novidades, de oportunidades. Além disso, quem ainda não faz artesanato, consegue descobrir o que mais gosta", disse a organizadora.
Para os que ainda têm dúvidas se investir em materiais de artesanato é rentável, ela dá dicas.
"É um investimento baixo e com risco muito pequeno, com fonte de renda imediata", finaliza.
SERVIÇO.
A Mega Artesanal ocorre entre os dias 2 e 7 de agosto. A São Paulo Expo fica na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5.
Ingressos: R$ 24 (inteira). É proibida a entrada de menores de 12 anos de idade..