Classificado no apagar das luzes ao mata-mata do Campeonato Estadual, o Flamengo agora terá uma maratona de sete jogos em até 27 dias, e apesar de querer o tri carioca, priorizará o Campeonato Brasileiro e a Recopa Sul-Americana.
O clássico pelas quartas de final do Estadual, contra o Botafogo, acontecerá neste domingo de Carnaval, no estádio Nilton Santos. O Rubro-Negro utilizará o elenco principal, mas jogadores que, eventualmente, estiverem desgastados fisicamente, serão poupados.
Isso porque nesta terça-feira (10) o Flamengo enfrenta o Vitória, em Salvador (BA), pelo Campeonato Brasileiro. Já em 19 de fevereiro, quatro dias após o confronto com o Alvinegro, o time do técnico Filipe Luís encara o Lanús, em Buenos Aires, na Argentina, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana.
No 7 a 1 do último sábado sobre o Sampaio Corrêa, por exemplo, mesmo precisando vencer o Flamengo poupou cinco jogadores: Arrascaeta, Alex Sandro, Rossi, Varela e Léo Ortiz.
Todos os jogos são difíceis. Nunca, jamais num campeonato nacional, você vai achando que vai ser um jogo fácil. Sabemos da dificuldade que é jogador no estádio do Vitória, no Barradão. Sabemos da dificuldade que é jogar contra o time do Vitória. A partir da nesta terça-feira (10) começarei a estudar com tranquilidade o time da Vitória para prepara melhor possível o jogo da terça-feira para que a gente volte a vencer no Campeonato BrasileiroFilipe Luís, técnico do Flamengo
Em resolução encaminhada aos clubes na semana passada, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) reforçou a obrigatoriedade de relacionar os elencos principais com a ressalva de que é necessário escalar sete jogadores "sabidamente titulares".
Caso uma agremiação descumpra a ordem, estará sob pena de perda de cota de participação. No caso do Flamengo, ela é de R$ 10 milhões.
A classificação no Campeonato Carioca evitou que o Flamengo ganhasse mais duas datas em seu já inflado calendário. Isso porque, caso fosse eliminado, o Rubro-Negro teria que disputar o quadrangular contra o rebaixamento que prevê seis rodadas.
Agora, atuará no máximo quatro caso chegue à final do Estadual ou da Taça Rio, torneio este que reunirá os eliminados nas quartas de final.