Artistas e produtores culturais de Franca terão uma oportunidade para projetar seu trabalho internacionalmente. O Governo do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para selecionar companhias que integrarão o São Paulo Showcase no Fringe de Edimburgo, na Escócia, considerado o maior festival de artes do mundo.
O prazo para cadastro vai até o dia 20 de janeiro de 2026. Podem participar companhias e produtoras formalmente constituídas com trabalhos nas áreas de teatro, dança e circo.
A iniciativa busca democratizar o acesso aos palcos internacionais. Em 2025, a delegação paulista já contará com a presença de grupos do interior do estado, o que reforça as chances de a cena cultural francana integrar a lista de selecionados.
O cadastro atual serve como um banco de dados para a curadoria e exige o envio de informações técnicas, como sinopse, release, classificação indicativa e rider técnico do espetáculo.
Participar do Fringe é estar na vitrine do entretenimento mundial. Na edição de 2025, os grupos paulistas realizaram 124 apresentações e ganharam destaque em veículos como a BBC e o The Guardian.
"O São Paulo Showcase é uma vitrine estratégica para a internacionalização da produção cultural paulista. Estar no Fringe significa ampliar o alcance dos nossos artistas", afirmou a secretária da Cultura, Marília Marton.
Os grupos de Franca interessados devem realizar o cadastro exclusivamente pelo site da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).