27 de dezembro de 2025
CAMPANHA DO PERDÃO

Biblioteca perdoa multas por atraso e busca reaver 570 exemplares

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Sampi/Franca
Divulgação/Prefeitura de Franca
Biblioteca Municipal 'Dr. Américo Maciel de Castro Jr.', em Franca

Se você esqueceu de devolver um livro emprestado pela Biblioteca Municipal de Franca e está com medo da multa, esta é a sua chance. A unidade lançou a "Campanha do Perdão", uma iniciativa que isenta os leitores de taxas por atraso para recuperar obras que estão fora das prateleiras.

O objetivo é sanar pendências e trazer os leitores de volta. Segundo balanço da biblioteca, entre janeiro e novembro deste ano, 570 exemplares não foram devolvidos dentro do prazo, desfalcando o acervo público.

Fim da multa

Pela regra normal (Decreto 7.531/98), o atraso gera uma multa de R$ 0,50 por dia, por livro. Com a campanha, que segue até o final de janeiro, o leitor pode devolver o material sem pagar nada, independentemente do tempo de atraso.

Para quem teve o livro danificado ou perdido, a orientação é procurar o setor para combinar uma forma de reposição.

Atualização de cadastro

A ação também serve para regularizar a situação dos usuários. Quem tiver pendências deve comparecer à biblioteca com comprovante de endereço e uma foto 3x4 para emitir uma nova carteirinha e liberar o cadastro para novos empréstimos.

Atualmente, a Biblioteca "Dr. Américo Maciel de Castro Jr." conta com um acervo de 59.225 itens, incluindo literatura infantil, best-sellers, livros para vestibulares e autoajuda. Somente neste ano, 893 novos exemplares foram adquiridos.