22 de dezembro de 2025
DEFESA NACIONAL

Alistamento militar começa em 1º de janeiro em todo o Brasil

Por Da redação | Brasil
| Tempo de leitura: 2 min
Agência Gov
Alistamento militar começa em 1º de janeiro de 2026

As Forças Armadas do Brasil iniciam, no dia 1º de janeiro de 2026, o período de alistamento militar obrigatório para jovens que completam 18 anos durante o ano.

O processo visa a renovação anual do efetivo das Forças Armadas e segue aberto até o dia 30 de junho.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres voluntárias interessadas em compor as Forças Armadas.

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 e não se alistarem estarão em débito com o Serviço Militar, o que impede a emissão de passaporte, ingresso em cargos públicos e matrícula em instituições de ensino.

Inscrições e vagas

As inscrições podem ser feitas online pela página oficial do Alistamento Online, disponível inclusive para brasileiros que residem no exterior.

A partir do dia 2 de janeiro, em uma Junta de Serviço Militar próxima à residência do candidato também é possível realizar a inscrição presencialmente.

Para 2026, o serviço militar feminino contará com 1.467 vagas que contemplam 145 municípios em 21 estados e no Distrito Federal, com previsão de expansão gradual nos próximos anos.

Em 2025, o serviço registrou mais de 1 milhão de homens e cerca de 33,7 mil mulheres alistadas.

Etapas e duração

Após o encerramento das inscrições em junho, os alistados passarão por etapas de seleção e designação no segundo semestre de 2026.

Os selecionados serão incorporados ou matriculados em 2027.

O serviço militar tem duração mínima de um ano, com possibilidade de prorrogação anual por até oito anos, dependendo do desempenho e do interesse do militar e da instituição.

Além de preparar cidadãos para a defesa nacional e apoio a ações sociais, o alistamento garante uma formação técnica e disciplinar rigorosa, qualificando recursos humanos para situações de mobilização nacional.