12 de dezembro de 2025
TARIFAÇO MEXICANO

México aprova tarifas de até 50% sobre importações do Brasil

Por | da Rede Sampi
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Reprodução/Tecnotêxtil Brasil
Medida atinge setores como automóveis, autopeças, têxteis, vestuário, plásticos e aço.

O Senado mexicano aprovou tarifas de até 50% sobre importações de países como China e Brasil, com início previsto para 2026. A medida, que busca proteger a indústria nacional e ampliar a arrecadação federal, foi aprovada por ampla maioria e atinge setores como automóveis, autopeças, têxteis, vestuário, plásticos e aço.

Leia mais: 'Muito coisa boa resultará desta parceria', diz Trump sobre Lula

O texto final reduz tarifas de cerca de dois terços das 1.400 categorias de produtos previstas originalmente, mas mantém alíquotas elevadas para itens de nações sem acordo comercial com o México, incluindo Índia, Coreia do Sul, Tailândia e Indonésia. Para a maior parte dos produtos, a taxa deve ficar em até 35%.

A decisão provocou reação imediata da China, cujo Ministério do Comércio afirmou que medidas unilaterais prejudicam o comércio bilateral e pediu ao governo mexicano que revise o pacote tarifário. Pequim classificou o movimento como protecionista e contrário às tendências globais de integração econômica.

A medida também é vista como alinhada à pressão dos Estados Unidos para reduzir a dependência econômica de países latino-americanos em relação à China. O governo mexicano estima arrecadar US$ 3,76 bilhões adicionais no próximo ano com o novo regime tarifário.

*Com informações do SBT News