O sorteio da Copa do Mundo FIFA 2026, realizado nesta sexta-feira (5) no Kennedy Center, em Washington (EUA), definiu todos os grupos da competição que será organizada por Estados Unidos, México e Canadá. Pela primeira vez, o torneio contará com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro países cada.
O Brasil, comandado pelo técnico Carlo Ancelotti, ficou no Grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia ,que retorna aos Mundiais após 28 anos, e Haiti. A estreia da seleção está prevista para 13 de junho contra Marrocos. Após a fase de grupos, 32 equipes avançam para o mata-mata: as duas primeiras de cada grupo mais as oito melhores terceiras colocadas.
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e repescagem Europa D
Grupo B: Canadá, Suíça, Catar e repescagem Europa A
Grupo C: Brasil, Marrocos, Escócia, Haiti
Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e repescagem Europa C
Grupo E: Alemanha, Equador, Curaçao e Costa do Marfim
Grupo F: Holanda, Japão, repescagem Europa B e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Noruega e repescagem mundial 2
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Uzbequistão, Colômbia e repescagem mundial 1
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá
O torneio será disputado em estádios de 16 cidades-sede, incluindo o Estádio Azteca (Cidade do México), MetLife Stadium (Nova Jersey) e BC Place (Vancouver). A fase de grupos vai de 11 a 27 de junho, com a final marcada para 19 de julho.
O sorteio confirma um desafio equilibrado para o Brasil, que terá adversários de diferentes estilos: a solidez tática de Marrocos, a retomada da Escócia e a evolução recente do Haiti. A seleção entra como favorita do grupo, mas precisará manter atenção máxima desde o início da competição.