05 de dezembro de 2025
'DESACATO'

Presa por ofensa racial a PMs, 'Esquerdogata' é filiada ao PT

Por | da Rede Sampi
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/@esquerdogata_79/Instagram
Aline foi levada à delegacia e o caso foi registrado como desacato, resistência e preconceito de raça e cor.

A influenciadora e militante Aline Bardy Dutra, de 45 anos, a “Esquerdogata”, foi presa em Ribeirão Preto (SP) no sábado (25) após desentendimento com policiais militares durante uma abordagem de trânsito. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), ela desacatou os agentes e feito ofensas de cunho racial. As informações são da CNN.

Leia mais: Polícia Civil indicia ex-Fazenda por racismo contra cantora

Aline foi levada à delegacia e o caso foi registrado como desacato, resistência e preconceito de raça e cor. Após audiência de custódia, a Justiça concedeu liberdade provisória à influenciadora, com medidas cautelares como recolhimento domiciliar noturno e tratamento psiquiátrico a cada 60 dias. O laudo médico apresentado à Justiça menciona transtorno bipolar.

A decisão valerá por um ano, e pode ser revista pelo juiz responsável.

Quem é “Esquerdogata”

Aline Bardy é comunicadora, educadora e militante política com mais de 800 mil seguidores no Instagram. Conhecida por seus posicionamentos de esquerda, critica figuras como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG).

Defesa diz que Aline está “constrangida”

Os advogados Douglas Campos Marques e Roberto Bertholdo afirmaram, em nota, que Aline está “emocionalmente abalada” e “muito constrangida” com o ocorrido.

Segundo o comunicado, o comportamento da influenciadora teria sido resultado do uso de álcool combinado a remédios de uso controlado, e ela pede desculpas aos policiais e a todos que ofendeu. Aline declarou que não se lembra dos fatos, mas reconhece os erros e afirma que suas atitudes “não representam sua história de luta por igualdade e respeito humano”.