O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (8) a prisão de mais três condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Os mandados foram enviados à Polícia Federal (PF), já que os réus são considerados foragidos após o trânsito em julgado das sentenças.
Leia mais: STF retoma julgamento de Bolsonaro nesta 3ª, com voto de Moraes
Os alvos da decisão são Evandro Ericson Vieira de Medeiros, Márcio Castro Rodrigues e Jorgeleia Schmoeler.
Evandro e Márcio receberam penas de dois anos e cinco meses em regime semiaberto, mas deverão começar a cumprir a detenção em regime fechado, por decisão de Moraes. Segundo o STF, um deles chegou a romper a tornozeleira eletrônica que usava.
Já Jorgeleia foi sentenciada a 14 anos de prisão em regime fechado. Sua participação foi comprovada por vídeos gravados durante as invasões, nos quais aparece dentro do Congresso Nacional e do STF dizendo frases como: “O Brasil é nosso, não é dos petralhas. Tá tudo invadido” e “Tamo ajudando a invadir os Três Poderes”.
A decisão é proferida dias depois de outro condenado, Robson Victor de Souza, ter sido preso em Minas Gerais. Ele também era considerado foragido e foi detido no último dia 4.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ainda há 235 mandados de prisão em aberto relacionados aos ataques de 8 de janeiro, a maioria expedida por Moraes.
*Com informações do Metrópoles