06 de dezembro de 2025
TENSÃO AUMENTA

Caças venezuelanos sobrevoam destróier dos EUA no Caribe

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Alexander Gutierrez/Unsplash
Analistas veem o sobrevôo de caças venezuelanos e o envio de jatos americanos como sinal de escalada militar na região.

A tensão entre Estados Unidos e Venezuela ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (5). Dois caças F-16 venezuelanos sobrevoaram o destróier USS Jason Dunham em águas internacionais, apo1s isso, o governo Donald Trump ordenou o envio de 10 jatos F-35 para a base aérea de Porto Rico.

Leia mais: EUA atacam barco suspeito de tráfico de drogas saído da Venezuela

Os F-35, considerados os mais modernos do arsenal americano, devem chegar até o fim da próxima semana e se somar à robusta presença militar no sul do Caribe, que inclui sete navios de guerra, um submarino nuclear de ataque rápido e aviões de vigilância. De acordo com fontes ouvidas pela Reuters, as aeronaves foram designadas para operações contra organizações narco-terroristas.

Não ficou claro se a decisão de enviar os jatos foi tomada em resposta direta ao sobrevoo dos caças venezuelanos sobre o USS Jason Dunham, mas analistas veem o movimento como  sinal de escalada militar na região.

O Pentágono classificou a ação venezuelana como “demonstração de força” e acusou o presidente Nicolás Maduro de tentar atrapalhar operações antidrogas.

Na última terça-feira (2), militares dos EUA afirmaram ter destruído uma embarcação que transportava drogas da Venezuela, matando 11 supostos membros da facção Tren de Aragua. O próprio Trump comentou o ataque, dizendo que se tratava de um recado claro de que os EUA não tolerarão “quantidades massivas de drogas” chegando ao país.

*Com informações da Reuters e CBS News