Horas após o forte terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o extremo leste da Rússia nesta quarta-feira (30), o vulcão Klyuchevskoy, o maior em atividade no hemisfério norte, entrou em erupção na península de Kamchatka.
Leia mais: Terremoto de 8,8 atinge Rússia e Japão; VÍDEO
Segundo o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências, fluxos de lava descem pela encosta oeste do vulcão, com explosões e brilho intenso visíveis no céu. Durante o dia, nuvens de cinzas alcançaram até 3 mil metros de altura.
O abalo sísmico, um dos seis mais potentes já registrados no mundo, desencadeou um alerta de tsunami que se estendeu do extremo oriente russo até o Havaí e a Nova Zelândia. As ondas chegaram a atingir as Ilhas Curilas, no Pacífico.
Com 4.750 metros de altura, o Klyuchevskoy está a cerca de 450 km da capital regional, Petropavlovsk-Kamchatsky. Ele já era monitorado por cientistas, que detectaram acúmulo de lava na cratera e atividade crescente nas últimas semanas.
O Centro de Aviso de Cinzas Vulcânicas de Tóquio (VAAC) emitiu alerta, indicando que a nuvem de cinzas se desloca para o leste e pode se espalhar por centenas de quilômetros. A região de Kamchatka, conhecida como “terra de fogo e gelo”, abriga cerca de 300 vulcões: 29 deles ativos.
*Com informações do Newsweek