A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou o calendário oficial do Vestibular Unicamp 2026, com inscrições abertas de 1º de agosto a 1º de setembro. A primeira fase será aplicada em 26 de outubro, e a segunda fase nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
Antes disso, candidatos aos cursos de Música farão as provas de Habilidades Específicas em setembro. Já os que concorrem às vagas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão suas provas práticas entre 3 e 5 de dezembro, após a segunda fase.
A divulgação da primeira chamada de aprovados será feita no dia 23 de janeiro de 2026.
A Comvest anunciou alterações no segundo dia de provas da segunda fase, com a redução de 20 para 18 questões, visando tornar o exame menos exaustivo. A decisão busca oferecer mais tempo de leitura e interpretação das perguntas, segundo o diretor da comissão, José Alves de Freitas Neto.“Acreditamos que, com o ajuste, os candidatos terão mais tempo para ler bem os enunciados e articular as informações solicitadas”, destacou.
Com isso, a divisão de questões no segundo dia será:
As provas do primeiro dia da segunda fase permanecem iguais, com redação (duas propostas, sendo apenas uma a ser desenvolvida), 6 questões de Língua Portuguesa e Literatura, além de perguntas interdisciplinares e específicas conforme a área do curso escolhido.
O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição (válida também para a modalidade Enem-Unicamp) foi de 12 de maio a 6 de junho. A lista dos beneficiados será divulgada em julho. A documentação exigida foi recebida exclusivamente pela internet.
Os candidatos devem escolher a cidade onde farão as provas no momento da inscrição. A mesma cidade será mantida para as duas fases. As avaliações acontecem em mais de 40 municípios, incluindo Campinas, São Paulo, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Ribeirão Preto, Sorocaba e São José dos Campos.