20 de dezembro de 2025
PESQUISA

Unicamp vence prêmio nacional de iniciação científica

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Universidade é reconhecida por excelência na formação científica e recebe 20 novas bolsas do CNPq.

A Unicamp foi a vencedora, na categoria Mérito Institucional, do 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica de 2024, promovido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A premiação reconhece o apoio prestado a bolsistas de iniciação científica e tecnológica por universidades e institutos. É a primeira vez que o CNPq avalia relatórios institucionais sobre os impactos desses programas.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Ana Frattini, a conquista reforça a relevância da produção científica da universidade na formação acadêmica. “Essa premiação institucional vem reforçar a importância que a pesquisa realizada na Unicamp tem na formação de seus estudantes. Não é à toa que nossa Universidade figura em primeiro lugar na categoria ‘ensino’ nos principais rankings do Brasil e da América Latina”, afirmou.

Atualmente, o programa institucional da Unicamp conta com 1.045 bolsas de iniciação científica e tecnológica, além de 200 vagas voluntárias. Os auxílios são financiados pelo CNPq (751), pela própria Unicamp (279) e por parceria com a empresa Dow (15). Com o prêmio, a universidade receberá mais 20 bolsas do CNPq em 2024.

Frattini destacou que a Unicamp é responsável por 8% da pesquisa acadêmica nacional e 12% da pós-graduação do Brasil. Os programas de IC atendem tanto alunos de graduação quanto estudantes do ensino médio, aproximando-os de grupos de pesquisa e fomentando o pensamento científico, crítico e profissional.

A procura por esses programas aumentou. O processo seletivo deste ano recebeu 2.007 inscrições, o maior número da história da universidade.

A edição 2025 do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp está marcada para 22 a 24 de outubro, no Centro de Convenções e no Ginásio Multidisciplinar da universidade. As inscrições vão até 4 de agosto.

Além do prêmio institucional, o estudante Vinícius Carluccio de Andrade recebeu menção honrosa na categoria Bolsista de Iniciação Científica na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Andrade já havia sido premiado pela própria universidade em dezembro.