Cerca de 3 mil detentos que cumprem pena em regime semiaberto nas unidades prisionais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba serão liberados nesta terça-feira (17) para a segunda saída temporária do ano. Eles devem retornar às penitenciárias até o dia 23 de junho.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Entre os beneficiados está Lindemberg Alves, condenado a 39 anos de prisão pelo assassinato da ex-namorada Eloá Cristina, em 2008, caso que ganhou grande repercussão nacional.
Por outro lado, presos em regime fechado como o ex-jogador Robinho, condenado por estupro na Itália e atualmente detido no Brasil, o empresário Fernando Sastre, envolvido em um acidente fatal com um Porsche na capital paulista, e Thiago Brennand, condenado por violência contra mulheres, não têm direito ao benefício e permanecem encarcerados.
A saída temporária é prevista pela Lei de Execução Penal como instrumento de ressocialização e manutenção de vínculos familiares e sociais. Para obtê-la, o preso deve ter cumprido pelo menos 1/6 da pena se for réu primário, ou 1/4 se reincidente, além de apresentar bom comportamento.