A eleição do novo Papa, Sua Santidade Leão XIV, foi recebida com entusiasmo e fé pelas lideranças católicas da Diocese de Araçatuba. O anúncio oficial do sucessor de Pedro foi feito na tarde desta quinta-feira (08), após o conclave formado por cardeais de todo o mundo. Leão XIV é o primeiro Papa pertencente à Ordem de Santo Agostinho e o segundo Pontífice americano, após Francisco.
O novo líder da Igreja Católica é o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, nascido nos Estados Unidos, com ampla trajetória missionária no Peru e experiência como Prefeito do Dicastério para os Bispos no Vaticano. Sua eleição representa um novo capítulo para a Igreja, especialmente pelas suas raízes pastorais na América Latina.
O bispo diocesano de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, destacou a importância da escolha e a sintonia da Igreja local com o novo pontificado:
“Recebemos com imensa alegria, assim como toda a Igreja, essa nova etapa. Participamos com esperança da escolha do novo Pontífice e agora caminhamos em comunhão com ele. Sua experiência no Peru toca de perto a realidade da nossa América Latina, e sua vivência como religioso agostiniano reforça a espiritualidade e a dedicação pastoral do novo Papa.”
O vigário paroquial da Paróquia São Brás, em Birigui, padre Sidney Mendonça, também expressou sua emoção:
“No domingo, durante a missa, pedi que o novo Papa fosse escolhido segundo o coração de Deus, e não segundo o coração dos homens. E Deus, com certeza, ouviu essa prece. Não foi eleito aquele que os homens queriam, mas sim aquele que Deus quis. Que o Papa Leão XIV seja muito feliz em sua missão e que o Senhor o abençoe e o conduza com sabedoria e amor. Viva o Papa!”
Em Araçatuba, o padre Lauro Lopes da Silva, vigário paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo, também celebrou a escolha:
“O mundo católico está em regozijo, agradecendo a Deus por ter suscitado um novo chefe para a Igreja. O Papa é o sucessor de Pedro, chamado a governar com solicitude e simplicidade. A escolha de um agostiniano que já trabalhou no Peru trouxe grande alegria ao povo de Deus.”
Já em Penápolis, o pároco da Paróquia Sagrada Família, padre Rodolfo Marcos Petrucci, declarou:
“Com alegria e fé, acolhemos o novo Sucessor de Pedro. Rendemos graças a Deus, que nunca abandona a sua Igreja. Leão XIV é o Vigário de Cristo, sinal visível da unidade da fé. Que seu ministério nos una ainda mais a Cristo. Habemus Papam! Louvado seja Deus!”
O novo Pontífice, Robert Francis Prevost, nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago (EUA). Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote em 1982. Doutor em Direito Canônico, atuou por anos como missionário e formador no Peru, especialmente em Trujillo, onde foi professor, prior e vigário judicial.
Foi eleito prior geral da Ordem de Santo Agostinho e, posteriormente, nomeado bispo de Chiclayo, cargo que assumiu em 2015. Em 2023, foi promovido pelo Papa Francisco a Prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. No mesmo ano, foi criado cardeal da diaconia de Santa Mônica.
Agora, como Papa Leão XIV, ele assume a missão de conduzir os mais de 1,3 bilhão de católicos no mundo. Sua trajetória espiritual, intelectual e pastoral indica uma liderança firme, conectada às realidades sociais e eclesiais — sobretudo das Américas.