As autoridades do Chile suspenderam na manhã desta sexta-feira (2) o alerta de tsunami e a ordem de evacuação preventiva que atingiu a região de Magallanes, no extremo sul do país, após um terremoto de magnitude 7,5 registrado em alto-mar. O tremor também foi sentido em parte do território argentino.
Leia mais: Chile tem terremoto de 7,5 de magnitude e alerta de tsunami
Um forte terremoto de magnitude 7,5 sacudiu o sul do Chile nesta sexta-feira (2), levando à evacuação emergencial de áreas costeiras da região de Magallanes. Horas depois, o governo chileno anunciou o fim do alerta de tsunami e autorizou o retorno da população às áreas evacuadas.
O epicentro do sismo foi localizado a cerca de 218 quilômetros ao sul de Puerto Williams, em uma área marítima entre o Cabo Horn e o continente antártico, a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo informações do Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) havia estimado a possibilidade de ondas entre 1 e 3 metros na costa chilena, e de até 1 metro em áreas da Antártida. Como precaução, a população foi orientada a se afastar da faixa litorânea.
De acordo com Juan Carlos Andrade, diretor da agência nacional de emergências no sul chileno, a evacuação foi concluída organizadamente.
O tremor também foi percebido em cidades do sul da Argentina, especialmente em Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo. Até o momento, não há relatos oficiais de vítimas ou danos estruturais significativos.