26 de dezembro de 2025
SITUAÇÃO COMPLICADA

Campinas chega a 21,6 mil casos de dengue e três mortes no ano

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PMC
Cidade ultrapassa 21 mil casos confirmados e acumula três mortes por dengue em 2025; 18 bairros estão com alto risco de transmissão.

Campinas ultrapassou os 21 mil casos confirmados de dengue em 2025, conforme divulgado no 15º Alerta Arboviroses, publicado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde 1º de janeiro, foram registrados 21.672 casos da doença e três mortes.

O alerta desta semana aponta 18 bairros da cidade com alto risco de transmissão, o que intensifica a preocupação das autoridades de saúde com a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Entre as regiões mais afetadas estão bairros de todas as regiões da cidade, com destaque para:

O documento integra as ações de combate à dengue da Prefeitura e tem como objetivo estimular a população a eliminar criadouros do mosquito, reforçar a comunicação com moradores das áreas afetadas e orientar sobre o avanço da doença.

A atualização dos bairros considerados em risco leva em conta critérios como alta incidência, novos focos de transmissão, dificuldade de acesso a imóveis, densidade populacional e a necessidade de intensificar ações preventivas.

Bairros vizinhos às regiões listadas também devem redobrar a atenção, pois o alerta se estende às áreas do entorno. A orientação é para que os moradores verifiquem com frequência objetos e locais que acumulam água e permitam a proliferação do vetor.