O Papa Francisco foi internado na manhã desta quarta-feira (14) no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames diagnósticos e continuidade do tratamento contra a bronquite. A informação foi confirmada pela Sala de Imprensa do Vaticano, que destacou a necessidade de cuidados hospitalares para lidar com o quadro de saúde do Pontífice.
Leia mais: Papa Francisco tropeça depois de bengala quebrar em auditório
Nos últimos dias, Francisco já havia mencionado publicamente sua dificuldade em ler catequeses, homilias e discursos devido à condição respiratória. Apesar disso, manteve normalmente sua agenda de compromissos nesta manhã, na Casa Santa Marta, antes de seguir para o hospital.
Em razão da internação, o Vaticano cancelou a audiência jubilar prevista para sábado (15) e a visita do Papa aos estúdios cinematográficos de Cinecittà, que aconteceria na segunda-feira. A missa pelo Jubileu dos Artistas, marcada para domingo, será presidida pelo cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação.
Esta é a quarta hospitalização de Francisco no Gemelli. O Papa foi submetido a uma cirurgia no cólon em 2021 e a uma laparotomia para reconstrução da parede abdominal em 2023. No mesmo ano, também foi internado para exames médicos.