A deputada estadual Professora Bebel (PT) usou a tribuna da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) para falar sobre o resultado do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Segundo a parlamentar, o resultado mostra que a educação no Estado de São Paulo “está estagnada e abaixo do que apresentava na pré-pandemia da covid-19”.
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Para a deputada, o resultado da avaliação foi causado pelas políticas educacionais adotadas pelo governo estadual. “O resultado do Saresp mostra estagnação da aprendizagem dos estudantes, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio, conforme resultados”, disse. “No nono ano do ensino fundamental, em Português, os alunos foram de 234,4 pontos em 2023 para 240,3 em 2024, uma subida que ainda não chega aos resultados da pré-pandemia, que foi de 249,6 pontos em 2019. Em Matemática, a variação foi de 246,3 pontos em 2023 para 248,2 em 2024. Em 2019, antes da pandemia, foram 259,9 pontos. Em ambos os casos, abaixo do nível adequado”, afirmou a deputada.
Ainda segundo informações da parlamentar, o número de estudantes com pioras nos resultados aumentou. “Em Português esse índice passou de 26,3%, em 2023, para 27,7% em 2024. E e em Matemática, foi de 34,3% em 2023 para 36,4% em 2024. No ensino médio, com resultados medidos pelo Provão Paulista, no último ano, o desempenho em Português, foi de 3 para 3,1 e em Matemática, de 2,5 para 2,7, com os estudantes acertando menos de 30% das questões da prova”, completou a deputada, que também é segunda presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
Para ela, esses resultados mostram o “fracasso do Programa de Ensino Integral, com seu modelo autoritário de gestão e currículo que deixa a desejar, evidenciando que os caminhos trilhados pelo governo Tarcísio de Freitas na educação paulista estão errados”. “Apesar disso, a prioridade desse governo é cortar verbas, privatizar e oprimir professores, estudantes e funcionários”, finalizou Bebel.