26 de dezembro de 2025
TRAGÉDIA

Jovem morta em desabamento de teto de igreja na BA é de Ribeirão

Por Melissa Toledo | da Redação Sampi
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Redes Sociais
Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, morreu após desabamento do teto da igreja de São Francisco em Salvador

O desabamento do forro do teto da Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador (BA), registrado na tarde desta quarta-feira (5), matou uma turista e deixou outras cinco pessoas feridas. A vítima fatal foi identificada como Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, natural de Ribeirão Preto (SP). 

Ela estava visitando o templo histórico no Pelourinho com três amigos, sendo dois homens e uma mulher, no momento do colapso. A jovem, que estava no centro da igreja junto com sua amiga, não sobreviveu ao acidente.

O desabamento aconteceu em um horário de menor movimento, quando o templo, embora aberto à visitação, não estava com grande fluxo de fiéis. As autoridades locais informaram que, além da vítima fatal, outros cinco turistas sofreram ferimentos, mas sem risco de morte.

O Corpo de Bombeiros, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e equipes do DPT (Departamento de Polícia Técnica) atuaram no resgate e nas buscas, enquanto a Defesa Civil de Salvador isolou a área e interditou a igreja.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) manifestou sua tristeza pela perda nas redes sociais. "É com profunda tristeza que recebemos a notícia do desabamento de parte teto da Igreja de São Francisco, um dos maiores patrimônios históricos e culturais de Salvador. Infelizmente, essa tragédia resultou na perda de uma vida e deixou outras pessoas feridas. Quero expressar minha total solidariedade às vítimas, aos seus familiares e a toda comunidade que frequenta e cuida desse importante templo religioso.”

Patrimônio histórico

A Igreja e Convento de São Francisco é um dos maiores patrimônios históricos e culturais do Brasil, famosa por seu interior coberto de ouro e pelas esculturas barrocas que adornam suas paredes. Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, o templo foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e o centro histórico de Salvador, onde se encontra, é Patrimônio Mundial da Humanidade.

SAIBA MAIS: Teto de igreja histórica de Salvador desaba: 1 morto e 6 feridos