15 de dezembro de 2025
MONITORAMENTO

Sabe como se mede a qualidade da água das praias em SP? Veja

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Governo de SP
Técnicos coletam amostras de água do mar todo final de semana e as encaminham para laboratórios em Cubatão e Taubaté.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) monitora semanalmente a qualidade da água de 175 praias em 15 cidades paulistas. A análise foca na presença da bactéria enterococcus, principal responsável por casos de gastroenterite, e é divulgada para a população.

Leia mais: Guarujá culpa esgoto clandestino por virose; Sabesp responde

Como funciona o monitoramento

Técnicos coletam amostras de água do mar todo final de semana e as encaminham para laboratórios em Cubatão e Taubaté. Após a filtragem, é realizada a contagem das bactérias em até 24 horas. O critério para classificar uma praia como própria para banho segue resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente: é necessário que, nas últimas cinco análises, pelo menos três apresentem menos de 100 enterococcus por 100 ml de água.

Praias reprovadas são sinalizadas com bandeira vermelha, indicando risco para a saúde. Bandeiras verdes sinalizam condições seguras para banho. A lista completa das praias aptas está disponível no site da Cetesb.

Principais riscos e doenças

Águas contaminadas por esgoto doméstico expõem os banhistas a vírus, bactérias e protozoários, podendo causar doenças como gastroenterite, hepatite A, cólera e febre tifoide. Dermatoses, conjuntivite e otite também são comuns em locais com altos níveis de poluição.

Gastroenterite é a enfermidade mais frequente, com sintomas como náusea, vômito, dores abdominais, diarreia e febre. Nem todos os banhistas em praias impróprias contraem doenças, mas o risco aumenta dependendo do tempo de exposição, contato direto e ingestão de água contaminada.

Recomendações para prevenir problemas de saúde

A Cetesb também orienta que alimentos sejam bem cozidos e refrigerados, com atenção à higiene de quiosques e restaurantes. Esses cuidados ajudam a prevenir doenças relacionadas à poluição das praias.