Uma mulher de 60 anos foi presa nesta quinta-feira (9) em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, sob suspeita de envenenar e matar pelo menos 28 gatos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A Polícia Civil iniciou a investigação após moradores encontrarem os corpos dos felinos no centro da cidade no final do ano passado. Testemunhas relataram que a suspeita oferecia ração e carne misturada com veneno de rato aos animais, demonstrando descontentamento com a presença deles na região.
A prisão preventiva foi decretada pela Justiça, e a mulher foi encaminhada inicialmente para a Cadeia Pública Feminina de São Joaquim da Barra, passando por exames no IML (Instituto Médico Legal). Após audiência de custódia, ela foi transferida para a Penitenciária de Ribeirão Preto.
Conforme a Lei 9.605/98, a pena para maus-tratos a cães e gatos varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais. Em casos que resultam na morte do animal, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço.
O advogado de defesa informou que analisará a decisão judicial para avaliar a possibilidade de solicitar um habeas corpus junto ao TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).