22 de dezembro de 2024
JUNDIAIENSE

Instituto Braille ganha novo prédio e amplia Central de Materiais

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A inauguração foi feita pela presidente, Toyomi Kamura, e pelo vice, José Carlos de Lima

No dia em que completou 83 anos de fundação (20 de dezembro), o Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão inaugurou duas obras importantes: um novo prédio no bairro Anhangabaú e a ampliação da sua Central de Materiais. A cerimônia de entrega aconteceu na sexta-feira (20) e reuniu colaboradores, diretores, parceiros e apoiadores, com bênçãos do padre Genival Antônio Pessoto.

O presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), Beto Pereira, que foi assistido do Braille, prestigiou o evento. "Fico muito feliz por acompanhar a evolução do Braille, instituição que conheço desde a época em que eu era assistido. As instituições têm um papel essencial na inclusão da pessoa com deficiência visual. O Braille, neste sentido, presta um serviço de excelência", elogiou Beto.

Além dele, a gestora adjunta de Saúde, Dayane Martins, representando o gestor Tiago Texera e o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e o assessor Laudo Motta, em nome do vereador e presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Albino, também compareceram. O supermercado Tauste colaborou com a cerimônia e cuidou de todo o coquetel; a chef Simone Borsolari, presidente do Rotary Club Jundiaí Leste, deu de presente o bolo, com mais de 220 kg.

O novo prédio do Braille está localizado junto aos demais, na avenida Doutor Sebastião Mendes Silva, no número 550. Para isso, houve um trabalho a quatro mãos: a casa foi adquirida no mandato do então presidente dr. José Carlos de Lima (hoje, vice-presidente da instituição), em 2022, e reformada quando a professora Toyomi Kamura assumiu a presidência.

O prédio conta com duas salas para o setor administrativo (RH, Financeiro, Prestação de Contas e Faturamento), abriga a equipe de coordenação e as oficinas de Arte e Literatura realizadas pela Reabilitação, além de uma copa. "Temos espaço para novas ações, ainda a serem definidas", revela Toyomi.

Já a Central de Materiais foi ampliada, ganhou novas salas e mais 24 m² de área, de forma a atender às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Jundiaí (Visa).

Para isso, foi realizada uma adequação do fluxo de ar do ambiente fechado, de acordo com as normas técnicas da Anvisa. "O novo espaço é composto por quatro salas que serão destinadas para expurgo, esterilização, armazenamento e depósito de materiais esterilizados, sem cruzamento de materiais contaminados ou estéreis durante todo o processo", conta o diretor técnico do Braille, dr. Everton Gondim.

Sobre o Braille

O Braille é referência em atendimento oftalmológico gratuito e reabilitação de pessoas com deficiência visual ou baixa visão. É conveniado com a Prefeitura de Jundiaí, via SUS (Sistema Único de Saúde), e mantido por meio de contribuições financeiras, realização de eventos e doações, além do programa Tampinha Legal.

Alimentos, produtos de limpeza e tampinhas de plástico (como as de garrafas pet) podem ser entregues diretamente na instituição. Também é possível fazer uma contribuição espontânea – a instituição conta com dois números Pix: CNPJ 50.958.859/0001-86 e e-mail braille@braillejundiai.org.br. Para saber mais, acesse https://braillejundiai.org.br/.