27 de dezembro de 2024
TAEKWONDO

Atleta de Bauru está entre os 10 melhores do mundo

Por Isabela Holl | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Macaulay Naka e seu mestre Vitor Souza em Hong Kong. O resultado é inédito para o Brasil na categoria Poomsae

Macaulay Naka desembarcou de Hong Kong na sexta-feira (6/12) e trouxe para casa o 9.º lugar no Campeonato Mundial de Taekwondo Poomsae, um resultado inédito para o Brasil. O atleta da seleção brasileira competiu na categoria "Poomsae Freestyle Individual" na última segunda-feira (2).

A nota de Macaulay (9,04) foi a maior já conquistada pelo Brasil no campeonato mundial. Dentro do Taekwondo, para além da luta, existem as modalidades Poomsae e Poomsae Freestyle. Essas competições são organizadas em duplas, trios ou individuais e também são setorizadas por idade.

"O Poomsae Freestyle é uma modalidade demonstrativa que une acrobacia, giros no ar, chutes e movimentos do Taekwondo. O mundial foi uma experiência única, o meu sonho sempre foi ser da seleção e representar o Brasil. Foi muito especial tirar a maior nota brasileira em um campeonato mundial de Poomsae. O nível é alto, mas foi gratificante perceber que nós conseguimos acompanhar a competição", ressalta Macaulay. O atleta também participou do Pan Americano de 2024 e conquistou o 5º lugar na mesma categoria.

Macaulay é japonês, mas reside em Bauru há 15 anos. Foi na cidade que ele começou a praticar o Taekwondo. Inicialmente, ele praticou a parte de luta por 8 anos e, há 2 anos, começou no Poomsae. O atleta treina pela Associação Bandeirantes, com seu mestre Vitor Souza.

O presidente da associação Carlos Fendel explica que a organização já tem 50 anos em Bauru. "A associação contribui para a viagem dos atletas com patrocínios privados e parcerias públicas com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Como o Poomsae ainda não é uma modalidade olímpica, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) não destina recursos aos competidores", explica.

Esta foi a primeira vez que Macaulay competiu no mundial e ele não pretende parar por aí. "Por ter esse resultado, consegui ver que a gente consegue alcançar o nível, não estamos longe. Pretendo participar do próximo mundial daqui dois anos e também de demais campeonatos".

Taekwondo na comunidade

A Associação Bandeirantes, com parceria da Prefeitura, oferece aulas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O treinador é o Macaulay Naka e as aulas são no Ginásio Municipal de Esportes Guilherme D. Colleto, na rua Bernardino Pereira, quadra 2, Vila Industrial.

Interessados podem entrar em contato pelo telefone (14) 99884-1120.