A reitoria da Universidade de São Paulo (USP) e a diretoria da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) iniciaram tratativas junto ao governo do Estado, à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), ao Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) e à Sociedade Beneficente Dr. Enéas de Carvalho Aguiar (SBECA) - proprietária da área onde o ILSL está instalado - com o objetivo de viabilizar acordo de cooperação.
As bases da proposta de criar uma sede, um Centro de Saúde ou Hospital-Escola de Média Complexidade para a FMBRU na área do instituto ainda estão em discussão e, portanto, não há informações e definições mais detalhadas no momento, informou a diretoria da faculdade, por meio da assessoria de comunicação da USP Bauru.
O objetivo das tratativas é viabilizar a ampliação da estrutura da FMBRU e sua atuação no ILSL, bem como as atividades do próprio instituto por meio do aproveitamento de áreas não ocupadas e estruturas ainda ociosas. Nesse sentido, a FMBRU, o Estado e os municípios atendidos pelo ILSL podem identificar necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionar a instalação no local, por exemplo, de serviços de média complexidade como Centro para Diagnósticos e Tratamentos Minimamente Invasivos, bem como fortalecer a estrutura de pesquisa e inovação em áreas e especialidades ainda não contempladas em Bauru e região.
A proposta está sendo bem acolhida pelas partes, acrescenta a diretoria. A presença da FMBRU e a cooperação com a USP poderão fortalecer as atividades assistenciais e acadêmicas no ILSL, favorecendo a integralidade do atendimento e a capacidade resolutiva dos casos, ampliando a oferta de serviços à população e, ainda, os campos de prática, pesquisa e formação de novos médicos e especialistas, de forma semelhante como já vem o ocorrendo no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e no Hospital das Clínicas de Bauru.
Essa possibilidade de interação, contudo, dependerá de acordos como a doação da área que abriga o ILSL - de propriedade da SBECA - ao governo do Estado ou à USP e também da participação dos municípios. Nesse sentido, recentemente, também já foi realizada reunião entre a diretoria da FMBRU e o prefeito interino de Bauru, Orlando Costa Dias, para tratar da relação da faculdade e a presença dos seus estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, preceptores e médicos residentes nos serviços municipais de saúde.