18 de dezembro de 2024
NADADORES

Prêmio Paralímpicos: Gabrielzinho e Carol Santiago são destaques

Por Beatriz Cesarini | da Folhapress
| Tempo de leitura: 3 min
Alessandra Cabral/CPB/Via Agência Brasil
Os nadadores Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, e Carol Santiago conquistaram os troféus de melhores atletas do Prêmio Paralímpicos 2024

Os nadadores Carol Santiago e Gabriel Santos foram eleitos os melhores atletas do ano no Prêmio Paralímpicos. Multimedalhistas nos Jogos de Paris, eles receberam as condecorações na noite desta quinta-feira (12), em evento realizado em São Paulo.

Gabrielzinho tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e conheceu a natação através de um professor de educação física da escola onde estudava, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Em Paris, ele conquistou três medalhas de ouro: 100m costas, 200m livre e 50m costas.

"Eu estou muito feliz com esse reconhecimento de todo o meu trabalho. Isso é maravilhoso, é uma recompensa de todo o trabalho que eu fiz no ano, de tudo que eu fiz em Paris, e ser coroado com mais esse prêmio para mim é muito especial. Paris foi mágico e espero que Los Angeles seja ainda mais especial", afirmou o atleta.

Vencedora também como melhor atleta da modalidade, Carol Santiago nasceu com síndrome de morning glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Nos Jogos Paralímpicos de Paris, ela conquistou cinco medalhas (ouro nos 50m livre, 100m livre e 100m costas, além da prata nos 100m peito e no revezamento 4x100m livre 49 pontos).

"Queria agradecer de forma muito especial a toda minha comissão técnica, todos os profissionais que estiveram comigo durante todo o processo. Também queria agradecer a Deus por ter tido saúde, ao meu clube Grêmio Náutico União, aos meus patrocinadores e apoiadores, porque não seria possível sem eles, minha família que sempre me acompanha. Agradecer também a todos que torceram. Também queria agradecer ao Mizael Conrado, nosso presidente, que proporcionou de tudo para que a gente tivesse esse resultado histórico nos Jogos Paralímpicos. Ele fez o movimento paralímpico crescer muito no Brasil nos últimos anos e só temos a agradecer", disse Carol.