27 de dezembro de 2024
PREVISÃO

São Paulo deve ter tempo fresco e chuva isolada nesta quarta

Por Claudinei Queiroz | da Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/PMSJC/Facebook
Os termômetros devem oscilar entre a mínima de 18°C ao amanhecer e a máxima de 23°C no início da tarde.

Após uma terça-feira (10) com muita chuva no interior de São Paulo, a previsão indica uma quarta-feira (11) mais fresca e com possibilidade de chuva isolada em algumas regiões.

De acordo com os dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o dia deve começar com céu encoberto e garoa ocasional. Por conta dos ventos úmidos que sopram do oceano, a temperatura não sobe muito e o céu com muitas nuvens predomina, mas o sol deve aparecer em vários momentos do dia. Assim, os termômetros devem oscilar entre a mínima de 18°C ao amanhecer e a máxima de 23°C no início da tarde.

Nesta terça, a máxima alcançou os 27,3°C, segundo o CGE, e a umidade do ar permaneceu elevada acima dos 65%.

Com a passagem da frente fria pelo estado, as demais regiões do interior devem ter o clima semelhante ao da capital, com apenas mais aberturas de sol e possibilidade de chuvas esparsas. Os termômetros devem variar entre 19°C e 27°C.

No litoral, porém, a previsão é de precipitação um pouco maior, principalmente, em Santos e em Ubatuba, o que deve deixar os termômetros marcando temperaturas mais amenas, com a máxima de 24°C.

Na quinta-feira (12), a previsão do CGE indica muita nebulosidade, porém com algumas aberturas de sol, o que deve diminuir bem a possibilidade de chover. A temperatura estará agradável e não há expectativa de chuva significativa, com mínima de 17°C e máxima de 24°C.

Alerta de tempestade em parte do sudeste e Amazonas

Devido ao aumento da umidade do ar nesta época do ano, é comum ocorrerem pancadas de chuva típicas de verão, aumentando a chance de alguma região ser atingida por uma tempestade pontual. Nesta quarta-feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) alertam para duas regiões no país.

A primeira é em um faixa que vai da região metropolitana do Rio de Janeiro, passando pela região serrana do estado, sul do Espírito Santo e a zona da mata mineira até a região metropolitana de Belo Horizonte.

Nesse trecho, o Inmet indica a previsão de chuva entre 30 mm e 60 mm/h ou 50 mm e 100 mm/dia, com ventos intensos (60 a 100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Por isso, o Cemaden avalia como moderada a chance de ocorrer deslizamentos de terra nessa faixa.

Já no Amazonas, a região com maior expectativa de temporais é no noroeste do estado, próximo das fronteiras com Colômbia e Venezuela. Ali, a previsão é semelhante à da região Sudeste, com a diferença que, por ser uma área plana, não há risco de deslizamentos, apenas de alagamentos.