O Procon-SP orienta consumidores a redobrarem a atenção na compra de pacotes de viagem para as férias, após problemas registrados no ano passado, quando clientes de ao menos duas empresas não puderam usufruir de serviços já pagos.
A recomendação é pesquisar a reputação das empresas contratadas e verificar se reservas e serviços estão confirmados, incluindo passagens, hospedagens e passeios. “É essencial checar se as empresas cumprem os contratos e atendem os consumidores em caso de problemas”, afirma Patrícia Dias, assessora técnica do Procon-SP.
Além dos custos de viagem e hospedagem, consumidores devem planejar gastos extras, como alimentação e passeios, evitando endividamentos. Segundo o Procon-SP, a taxa média de empréstimos pessoais caiu levemente para 7,91% ao mês, mas financiamentos podem ficar mais caros devido à alta da Selic, desaconselhando novas dívidas.
O setor de turismo liderou reclamações em 2023, reflexo de crises agravadas pela pandemia. No site do Procon-SP, consumidores encontram informações sobre empresas reclamadas, sites não recomendados e direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor.