Com a chegada da Black Friday, em 29 de novembro, o faturamento dos segmentos mais impactados pela data deve crescer 10,3% no mês de novembro, no Estado de São Paulo, em relação ao mesmo período do ano passado. Lojas de móveis e decoração; vestuário; farmácias e perfumarias; eletrodomésticos, eletrônicos e itens da linha branca devem impulsionar as vendas. As projeções da Federação Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e do Sindicato do Comércio Varejistas de Jundiaí e Região (Sincomercio) sinalizam um faturamento em torno de R$ 74,4 bilhões.
Das atividades analisadas, um dos destaques são as lojas de móveis e decoração com estimativa de crescimento de 14,8%. Nesse grupo, estima-se um faturamento de R$ 1,9 bilhão, em decorrência do contínuo investimento dos consumidores em melhorar o espaço doméstico — tendência que foi reforçada pela pandemia e ainda segue em alta.
Já para lojas de vestuário, tecidos e calçados a previsão é de um aumento de 14%, em relação a 2023. O montante esperado é de aproximadamente R$ 10 bilhões, influenciado pelas compras de itens para o fim do ano e o início do verão.
Farmácias e perfumarias, impulsionadas pela maior procura por produtos de bem-estar e cuidados pessoais, devem crescer 10,5%, atingindo R$ 11,7 bilhões. E, por fim, eletrodomésticos, eletrônicos e os itens da linha branca serão beneficiados pela forte demanda por bens duráveis, estimulada por descontos agressivos e pela maior procura por inovação tecnológica. O faturamento previsto é de R$ 9,3 bilhões, uma alta de 12,2% em relação a novembro de 2023.
Cenário favorável
Ainda de acordo com a Fecomercio e Sincomercio Jundiaí e Região, as projeções otimistas estão baseadas no mercado de trabalho aquecido e nas sucessivas quedas da taxa de desemprego, ou seja, há um aumento no contingente de pessoas com capacidade de consumir — e o montante de recursos do décimo terceiro salário a ser injetado na economia será maior. Além disso, a renda cresceu, e o mercado de crédito também vive um momento positivo.
Black Friday e Natal
Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, destaca que a Black Friday, que dá início ao período de alta de vendas de fim de ano, serve como um indicador de tendência. Durante a data, ele afirma que os empresários conseguem avaliar a disposição de compra dos consumidores, os produtos com maior demanda e até mesmo o perfil de pagamento. Com esses dados, eles podem ajustar os estoques e as estratégias, garantindo que estarão preparados para o mês seguinte, durante o Natal.
Além disso, com mais dinheiro em circulação, graças ao décimo terceiro, as famílias tendem a gastar mais em presentes, produtos de consumo e itens que podem não ter adquirido durante a Black Friday. “Diante de todos esses fatores, cabe aos empresários investirem em estratégias de promoção, ao acesso facilitado ao crédito e à adaptação ao comportamento consumidor. Nossa expectativa é muito positiva e esse será o nosso termômetro para o Natal”, afirma Maltoni.