27 de novembro de 2024
LUTO

Morre aos 88 anos, em Bauru, Reynaldo Grava, o Sr. Copa do Mundo

Por Guilherme Matos | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo JC

Reynaldo José Grava, conhecido como 'Senhor Copa do Mundo', morreu nesta segunda-feira (25), em Bauru, aos 88 anos. O aposentado foi vítima de uma parada cardíaca e era conhecido por sua experiência e histórias sobre a Copa do Mundo. O velório acontece no Centro Velatório Terra Branca e o sepultamento será nesta terça-feira (26), às 10h30, no Cemitério Parque Jardim do Ypê, em Bauru. 

Reynaldo visitou os países que receberam jogos da Seleção Brasileira em quase todas as Copas do Mundo do Século XX e XXI. Sua carreira nas arquibancadas começou na Copa do México de 1970 e seguiu pelos anos seguintes. Ele esteve na Espanha em 1982, nos Estados Unidos em 1998, Alemanha em 2006; na África do Sul em 2010 e, claro, no Brasil em 2014.

Reynaldo é natural de São Manuel e veio morar em Bauru na década de 1970 por conta de seu emprego na Companhia Energética do Estado de São Paulo (Cesp), onde exercia funções no setor administrativo. Foi nesta época que ele teve a oportunidade de ver de perto um jogo da Seleção Brasileira em um Mundial. Após ouvir pelo rádio os títulos do Brasil em 1958 e 1962, na Suécia e Chile, respectivamente, Reynaldo conseguiu ir até o México assistir à Copa de 1970.

Victor Grava Leal, 30 anos, é neto de Reynaldo e o descreveu como uma pessoa muito tranquila e um grande fã de esportes. "Ele era palmeirense roxo, mas também acompanhava todos os times da cidade", diz.

Victor destaca que várias lembranças boas com o avô estão relacionadas ao esporte. "Desde o começo, sempre morei com ele e o acompanhei. Ele sempre me levou para todos os jogos. Lembro de ver o Noroeste em 2003 e de ver o Bauru Basket ser campeão brasileiro. Também viajamos diversas vezes para São Paulo para ver os jogos do Palmeiras", relembra.

O 'Senhor Copa do Mundo' foi diretor e conselheiro do Esporte Clube Noroeste por décadas. Acompanhou de perto os últimos acessos do clube, desde a quarta divisão até o retorno à elite neste ano. O clube emitiu uma nota de pesar lamentando a morte.

"O decano do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Noroeste, além de diretor por diversas gestões desde 1970, quando mudou-se para Bauru vindo da vizinha São Manuel, Reynaldo José Grava morreu nesta segunda-feira (25), aos 88 anos, em Bauru. Ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória. “Seu Grava” era muito querido e não perdia um jogo sequer no Estádio Alfredo de Castilho, inclusive indo nas partidas decisivas fora de casa. Ele estava presente nos últimos acessos do Norusca, desde a Série B (então 4ª divisão) de 2015 até o retorno à Elite do Paulistão em 2024. Na Série A1, Reynaldo Grava continuará torcendo por nós no andar de cima.

Além de noroestino, era palmeirense e viajava para assistir à Seleção Brasileira em inúmeras Copas do Mundo.

'Reynaldo Grava era um apaixonado pelo clube. Que esse amor que ele tinha inspire as novas gerações e os empresários da cidade. Precisamos de todos, juntos, para fazer um Noroeste muito forte', destacou Reinaldo Mandaliti, dirigente noroestino.

A Diretoria do Norusca, os conselheiros, funcionários e torcedores desejam força aos familiares e amigos de Reynaldo Grava. O velório ocorre no Centro Velatório do Terra Branca, sala 2, no Centro. O sepultamento será nesta terça-feira (26), às 10h30, no Cemitério Parque Jardim do Ypê, em Bauru"