27 de dezembro de 2024
FRAN GALVÃO

Análise de Coloração Pessoal não é Consultoria de Imagem

Por Fran Galvão | Consultora de imagem e estilo
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Análise de Coloração Pessoal não é Consultoria de Imagem

Um dos mitos que derrubo junto as minhas clientes e alunas do Estilize-se (meu cursoonde trabalhamos seu estilo, imagem, intencionalidade do vestir-se e muito mais) é o tal do“todo mundo fica bem de preto” - o que não é verdade, assim como “qualquer coisa coloca umsapato (bolsa, blazer) preto que fica tudo certo” ser quase uma blasfêmia.

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Os mitos relacionados as cores ficaram cada vez mais evidentes com a relevância e popularização da análise de coloração pessoal. Mas é preciso entender que essaanálise é apenas uma ferramenta da Consultoria de Imagem – muito eficiente e poderosa é verdade – masé uma parte do conjunto de ferramentas que a Consultoria de Imagem traz e que não pode sertratada (a análise ou o produto dela, a cartela) como algo mais importante que a própria identidade visual da cliente ou os desejos dessa cliente em relação a sua imagem.

Tenho observado um certo aprisionamento em relação a cartela pessoal - é um tal de“só uso as cores da minha cartela” ou “lindo, mas não está na minha cartela” - que o resultado de uma análise que tem tudo para seralgo libertador e amplo, se torna algo fechado, restrito e até frustrante.

A coloração pessoal é a etapa dentro da consultoria de imagem que é responsável por mapear e identificar quais as melhorescores para cada um de nós.

Para clarear, podemos entender essas “melhores cores” como as definições de tons específicosque vão melhor emoldurar nosso rosto (valorizar a ossatura, lendo inclusive as sombrasprojetadas por essa estrutura), harmonizando e ressaltando a coloração natural da pele (cor etextura), olhos, cabelo, dentes, lábios e camuflando manchinhas, olheiras, rugas etc.

Mas o processo vai além, já que as cores podem influenciar nosso humor, nossapercepção das coisas, nossa autoestima - sendo uma ótima aposta para nossa comunicaçãonão verbal. É fundamental pensar no significado e na psicologia das cores e não somente na“ficar mais bonita” quando pensamos na intencionalidade do vestir-se

E é aqui que entra um ponto importantíssimo na análise: a cliente precisa estar envolvida noprocesso, e não esperar da consultora uma cartela mágica que terá todas as respostas. Até porque, o conceito de beleza é relativo (há pessoas que amam sardas e pessoas que nãogostam, por exemplo) e é estritamente necessário levar em consideração o conceito e asintenções da própria pessoa quanto a sua imagem.

Quando isso é feito, os benefícios são imediatos no visual projetando, uma melhoraparência de acordo com o conceito de beleza da cliente, no emocional aumentando aautoconfiança, e no econômico através de escolhas mais racionais e assertivas.

Conhecendo mais essa ferramenta você entenderá a frase “a vida tem a cor que a gente pinta e vale utilizar todas ascores do estojo”.