As festas de fim de ano e a Black Friday devem impulsionar a geração de mais de 13,6 mil vagas de emprego temporário em Campinas, representando um aumento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram abertas cerca de 13 mil vagas. A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) estima que, além do crescimento na oferta de trabalho, as vendas de Natal devem aumentar cerca de 3% este ano.
O aumento nas contratações e vendas é impulsionado pela entrada dos recursos do 13º salário, prevista para novembro e dezembro, que tradicionalmente aquece o comércio ao aumentar o poder de compra da população. Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas e presidente da Acic, destacou a importância desse movimento para o varejo local e as oportunidades de efetivação que as vagas temporárias podem trazer.
"O Natal é a principal data do comércio varejista, então é sempre importante a gente observar o quanto essas vagas temporárias podem se transformar em empregos efetivos para as pessoas. Temos mais de 13.600 vagas temporárias previstas no comércio em Campinas, um aumento significativo em relação ao ano passado", afirmou Flosi.