22 de dezembro de 2024
ALMA DE ARTISTA

Pintor Frank Auerbach, que escapou do Holocausto, morre aos 93

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/The Guardian
Auerbach se destacou por retratos expressivos e cenas urbanas de Camden Town, bairro de Londres.

Frank Auerbach, importante pintor britânico-alemão e sobrevivente do Holocausto, morreu aos 93 anos. Nascido em Berlim, ele chegou à Grã-Bretanha aos oito anos, fugindo da Alemanha nazista.

Leia também: Morre Evandro Teixeira, que escancarou a violência da ditadura

Auerbach se destacou por retratos expressivos e cenas urbanas de Camden Town, bairro de Londres onde trabalhou no mesmo estúdio por 50 anos. Sua técnica, marcada por camadas espessas de tinta aplicadas e retiradas repetidamente, refletia uma busca incessante por inovação. "Eu procuro expressar algo novo", declarou em entrevista ao The Guardian.

Sua trajetória foi influenciada por perdas pessoais durante a Segunda Guerra Mundial e pelo forte vínculo com seus modelos, incluindo amigos e familiares, como sua esposa Julia Wolstenholme e a modelo Juliet Yardley Mills. Admirado pela dedicação e integridade, ele continuou pintando até o final da vida.

Mesmo diante da pandemia, Auerbach manteve o compromisso com a arte, explorando autorretratos em isolamento. Suas obras continuam a inspirar gerações e são celebradas em museus renomados, incluindo a retrospectiva realizada pela Tate Britain em 2015.