27 de novembro de 2024
BRASILEIRÃO

Palmeiras bate Grêmio e agora vai secar Botafogo pelo título

Por Flavio Latif | da Folhapress
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/Cesar Greco/Palmeiras
Estêvão tirou o Palmeiras do sufoco e marcou o gol da vitória

O Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (8), no Allianz Parque, pela 33ª rodada do Brasileirão, e agora seca o Botafogo para seguir sonhando com o tricampeonato consecutivo.

Estêvão tirou o Palmeiras do sufoco e marcou o gol da vitória. A equipe de Abel Ferreira terminou a partida com mais de 30 finalizações -o goleiro Marchesín, do Grêmio, foi um destaque da partida.

A torcida palmeirense vaiou a equipe na saída do intervalo, e mostrou sinais de impaciência durante o segundo tempo, mas no final da partida aplaudiu o time com o resultado positivo.

Com o resultado, o Palmeiras foi a 64 pontos e cortou a vantagem para o Botafogo na liderança para apenas três. O time carioca entra em campo neste sábado (9), contra o Cuiabá, no Nilton Santos.

Já o time de Renato Gaúcho permaneceu com 39 pontos na 11ª posição -cinco de diferença para a primeira equipe dentro da zona de rebaixamento.

O Brasileirão para por causa da data Fifa, e o Palmeiras só volta a campo na quarta-feira (20), contra o Bahia, às 20h, na Arena Fonte Nova.

Já o Grêmio joga no mesmo dia, mas às 19h, contra o Juventude, em sua arena.

Abel mexe no time e ouve vaias no intervalo

Abel Ferreira escalou uma equipe com mudanças significativas após a derrota no Dérbi: Murilo voltou ao time titular após se recuperar de lesão, Veiga iniciou como camisa 8 na vaga de Richard Ríos, Maurício também retornou ao time titular, e Rony ganhou a vaga de Flaco López.

Os minutos iniciais do Alviverde foram importantes, com boas chances de gols criadas, mas o problema da eficácia voltou a aparecer. Foram onze finalizações na primeira etapa, mas apenas uma grande defesa de Marchesín -em bela cabeçada de Gustavo Gómez.

A equipe caiu de produção após o abafa inicial e viu o Grêmio ter uma grande chance com Villansanti, mas Weverton salvou. No restante do 1º tempo, os jogadores do Palmeiras mostraram muita insegurança com a bola pé e foram raras as boas chegadas ao ataque.

Palmeiras sofre, mas supera grande "muralha argentina"

Após as vaias na saída do intervalo, o Palmeiras voltou para a segunda etapa com uma postura mais incisiva e buscando a vitória a todo custo.

O problema é que Marchesín vivia noite inspirada e não queria de jeito nenhum permitir a vitória palmeirense. O Palmeiras terminou a partida com mais de 30 finalizações, e o argentino foi o grande destaque do jogo.

A sorte só mudou em um lance: Aos 26, Dudu avançou pela direita, cortou para o meio e bateu para o gol. Marchesín fez a defesa, mas deu rebote e Estêvão só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol aberto. 1 a 0. Minutos antes, a torcida que fica localizada no Gol Sul gritou "Dudu. Guerreiro", pedindo a entrada do camisa 7, e ele participou diretamente do gol.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista (Mayke); Aníbal Moreno, Raphael Veiga (Zé Rafael) e Maurício (Richard Ríos); Felipe Anderson (Dudu), Estêvão e Rony (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.

Grêmio: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Monsalve), Edenilson (Nathan Fernandes), Soteldo (Pepê) e Aravena (Cristaldo); Braithwaite (Diego Costa). Técnico: Renato Gaúcho.

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Público: 33.670
Renda: R$ 2.654.209,69
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA) - GO e Eduardo Goncalves da Cruz - MS
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA) - PR
Gol: Estêvão (PAL), aos 26min (2ºT)
Cartões amarelos: Estêvão, Gustavo Gómez, Murilo e Mayke (Palmeiras); Jemerson, Villasanti (Grêmio)