04 de novembro de 2024
REGIME FECHADO

Fátima de Tubarão cumprirá pena de 17 anos, decide Moraes, do STF

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Notícias R7
Na decisão, Moraes destacou um vídeo onde Fátima aparece durante os atos.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ordenou a execução imediata da pena de 17 anos em regime fechado para Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como Fátima de Tubarão. Ela foi condenada por participação nos eventos de 8 de janeiro de 2023. A informação é do portal Metrópoles.

Leia também: Fátima de Tubarão, que ia 'pegar o Xandão', é presa pela PF em SC

Aos 67 anos, Fátima foi considerada culpada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, depredação de patrimônio protegido e participação em associação criminosa armada.

O julgamento ocorreu no plenário virtual na Ação Penal nº 2.339. Além da pena de prisão, ela e outros condenados terão de pagar, de forma solidária, R$ 30 milhões em reparação por danos materiais.

Na decisão, Moraes destacou um vídeo onde Fátima aparece durante os atos, sendo chamada pelo nome e mencionada como proveniente de Tubarão (SC), e alega estar participando da destruição.

Ela é vista celebrando e mencionando ter vandalizado o banheiro do STF. O ministro relatou ainda que, ao final do vídeo, Fátima declara a intenção de "pegar o Xandão".