05 de janeiro de 2025
SAÚDE INFANTIL

Campinas adota vacina injetável contra a pólio

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PMC
Vacina estará disponível em todos os 68 centros de saúde

A partir de segunda-feira, 4 de novembro, a Secretaria de Saúde de Campinas inicia um novo esquema de vacinação contra a poliomielite para crianças de 15 meses. Em linha com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vacinal, antes realizado com a tradicional vacina oral “gotinha”, passa a ser administrado com uma dose única injetável.

A vacina estará disponível em todos os 68 centros de saúde (CS) de Campinas, sem necessidade de agendamento. Pais ou responsáveis devem levar a criança acompanhada de um documento de identidade e a caderneta de vacinação.

Novo esquema vacinal

O esquema básico contra a pólio, com doses aos 2, 4 e 6 meses, permanece inalterado. Porém, o reforço, anteriormente administrado de forma oral aos 15 meses e aos 4 anos, agora será injetável na dose dos 15 meses. Segundo a Secretaria de Saúde, a atualização visa a garantir uma imunidade mais robusta para evitar a reintrodução do vírus no Brasil.

Importância

Erradicada no Brasil desde 1994, a poliomielite é uma doença grave que pode causar paralisia irreversível, afetando principalmente os membros inferiores. Recentemente, o Brasil foi considerado país de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas, o que reforça a atenção em grandes centros urbanos como Campinas.

Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, destaca a importância da vacinação e lembra que a cidade atingiu a meta de cobertura de 95% em 2023, após médias de 89% em anos anteriores. “A vacina é eficaz e essencial para evitar a volta da pólio no país”, reforça Vizelli.

Para detalhes sobre horários e endereços das unidades, acesse: vacina.campinas.sp.gov.br.