07 de janeiro de 2025
SEGUNDO TURNO

Veja os prefeitos eleitos em 2.º turno no Interior de São Paulo

da Rede Sampi/com Folhapress
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução
Ricardo Silva, eleito em Ribeirão Preto

Várias cidades no Interior de São Paulo foram às urnas neste domingo (27) no segundo turno das eleições. Confira:

FRANCA
Alexandre Ferreira (MDB) foi reeleito prefeito de Franca, ao vencer o adversário, João Rocha (PL). Os dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que Ferreira assegurou a vitória nas duas zonas eleitorais do município.

Atual prefeito e em seu segundo mandato consecutivo, Ferreira manteve a confiança dos eleitores, consolidando sua administração à frente da cidade. Com uma campanha baseada na continuidade de seus projetos, o prefeito prometeu expandir ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Franca.

JUNDIAÍ

O candidato Gustavo Martinelli (União) foi eleito prefeito de Jundiaí neste domingo (27) com vitória no segundo turno, abrindo grande vantagem sobre o oponente, José Antônio Parimoschi (PL). Com 99% das urnas apuradas, Martinelli teve sua vitória apontada pelo Tribunal Superior Eleitoral com 125 mil votos. Parimoschi teve mais de 87 mil votos.

“A confiança de vocês é a minha maior força. Esse resultado não é só meu ou do Ricardo; é de todos que acreditaram que Jundiaí merece mais,” afirmou o prefeito eleito.

PIRACICABA

Com 100% das urnas apuradas, o TSE informa que Helinho Zanatta (PSD) é o novo prefeito de Piracicaba. Ele derrotou Barjas Negri (PSDB). Zanatta foi eleito com 53,61%, total de 106.399 votos

Helinho Zanatta tem 61 anos e é deputado estadual. Entrou na vida pública como vice-prefeito de Charqueada em 1997 e foi eleito prefeito em 2001, sendo reeleito em 2004. Em São Pedro também foi prefeito, onde foi eleito em 2012 e reeleito em 2016.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Anderson Farias (PSD) foi reeleito prefeito de São José dos Campos para os próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2025. A vitória foi em segundo turno, com a votação neste domingo (27). O ex-prefeito Eduardo Cury (PL) ficou em segundo lugar. Anderson venceu uma das eleições mais disputadas e acirradas da história da cidade, a primeira a ir para o segundo turno em 28 anos, desde 1996.

Foi a primeira vez também que ele encabeçou a chapa, tendo sido eleito vice-prefeito na chapa de Felicio Ramuth (PSD), na eleição de 2020. Felicio deixou a prefeitura para concorrer ao governo de São Paulo em 2022. Anderson assumiu a cadeira de prefeito a partir de abril daquele ano.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Em sua primeira disputa à prefeitura e ancorado na família Bolsonaro, o Coronel Fábio Candido (PL), 52, foi eleito prefeito de São José do Rio Preto neste domingo (27) ao derrotar no segundo turno o deputado estadual Itamar Borges (MDB), 58.

Natural de São José do Rio Preto, Coronel Fábio assumiu em 2020 o CPI-5 (Comando de Policiamento do Interior), baseado na própria cidade, e hoje está na reserva. Chegou à eleição deste ano sem nunca ter exercido um cargo político, enquanto seu adversário ocupa uma vaga de deputado estadual desde 2011, já foi secretário de Agricultura do estado e também prefeito de Santa Fé do Sul (que fica a 670 km de São Paulo e a 160 km de São José do Rio Preto).

RIBEIRÃO PRETO
O deputado federal Ricardo Silva (PSD), 39, foi eleito neste domingo (27) prefeito de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), uma das mais ricas cidades do país e terceira mais populosa do interior paulista, em uma disputa muito apertada com o empresário Marco Aurélio Martins (Novo), 54. Será o maior município administrado pelo partido de Gilberto Kassab no estado.

Ex-vereador e formado em direito, Ricardo é filho do deputado estadual Rafael Silva (PSD), que disputou as eleições à Prefeitura de Ribeirão em 1996, 2004 e 2008.

GUARULHOS (GRANDE SÃO PAULO)

Lucas Sanches (PL) venceu as eleições municipais para prefeito de Guarulhos, na Grande São Paulo, neste domingo (27), em sua primeira tentativa concorrendo ao cargo, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Sanches, 28, é vereador na cidade desde 2020 e recebeu o apoio do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apenas na reta final da campanha.

SANTOS (LITORAL)

O prefeito Rogério Santos (Republicanos), 58, foi reeleito neste domingo (27) para comandar Santos, principal cidade da Baixada Santista, pelos próximos quatro anos. Formado em odontologia, Santos disputou a eleição com uma coligação formada por 11 partidos e enfrentou uma campanha mais difícil que a de 2020, que resultou em sua primeira vitória.