18 de outubro de 2024
EDUCAÇÃO

Alunos do IFSP Birigui cursam semestre da faculdade em Portugal

Por Carolina Marques | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
José Augusto com intercambistas da Lituânia em Portugal

Dois alunos do curso de engenharia de computação do IFSP (Instituto Federal do Estado de São Paulo) de Birigui estão fazendo um intercâmbio em Portugal. José Augusto Cenci Castilho e Davi Pires de Borba Júnior estão cursando um semestre no Instituto Politécnico de Portalegre. Eles embarcaram no início de setembro e voltam em fevereiro de 2025. 

Segundo o coordenador de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Wagner Belo, o programa de intercâmbio tem uma importância grande na formação acadêmica. “Os alunos vão adquirir competências socioculturais no exterior. Eles vão vincular essa formação com os aprendizados recebidos dentro do campus de Birigui. Isso gera um impacto positivo na vida pessoal e também traz benefícios da cooperação internacional para o instituto. Com isso, conseguimos reaproximar a realidade acadêmica com projetos de ensino, pesquisa e extensão”, destaca. 

O aluno José Augusto relata a experiência em Portugal. “A recepção do pessoal aqui foi incrível, fiz amigos de todos os lugares do mundo, assim adquirimos muita cultura proveniente de outros lugares do mundo”, frisa.

De acordo com ele, os conteúdos são mais voltados para a prática. Lá, ele tem aulas em português e inglês, e por ter diversos estudantes do programa de estudo Erasmus, os professores se adaptam para todos compreenderem o conteúdo.

“A cidade onde estou é incrível, é no interior de portugal a 70km da fronteira da Espanha. E algo que ainda não me acostumei, independente da hora, os motoristas param em todas as faixas de pedestres para cruzarem tranquilamente a rua. Mesmo com o real super desvalorizado o poder de compra aqui é muito alto, então até assim, conseguimos ainda pagar barato em certos tipos de produtos, roupas, alimentos.”

O programa também permite que professores convidados tenham a oportunidade no exterior. No primeiro semestre de 2024, a professora Elen Freitas foi escolhida para passar 6 meses em Bragança, em Portugal. Já no ano que vem, o professor Murilo também passará essa vivência em terras portuguesas. Ambos são professores da área de informática do Campus de Birigui.

Oportunidade

O IFSP, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (Arinter), divulgou no último dia 11, o Edital nº. 138/2024 — Programa de Mobilidade Estudantil Internacional 2025.1, que tem o objetivo de  selecionar estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de graduação do IFSP que tenham interesse em cursar componentes curriculares junto a instituições internacionais parceiras, em Portugal, México, Colômbia, Chile e Espanha.

A participação no programa visa à inserção dos estudantes na instituição parceira como instrumento complementar de sua formação acadêmico-profissional, por meio do contato com diferentes métodos, processos e tecnologias voltadas ao aprendizado, ao aprofundamento, à difusão e ao compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais.

Serão disponibilizadas 87 vagas para estudantes regularmente matriculados nos cursos superiores de graduação do IFSP para mobilidade durante o primeiro semestre de 2025, de acordo com o calendário de cada instituição parceira acolhedora, para cursos tecnólogos, licenciaturas e bacharelados. A quantidade de vagas ofertadas por instituição está descrita no item 3 do edital, e os cursos envolvidos estão detalhados no item 4. 

O estudante selecionado estará isento apenas e tão somente do pagamento das taxas acadêmicas. Todo o custo necessário para provimento de despesas com passagem aérea, hospedagem, taxas consulares e vistos, seguro viagem e documentação ficará sob responsabilidade exclusiva do estudante. Não há previsão de ajuda monetária, ou qualquer concessão de auxílio financeiro, por parte da Reitoria do IFSP, nem dos campi. 

 Os requisitos para candidatar-se a uma vaga estão descritos no item 5 do edital. Entre eles, está a necessidade de possuir um Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) de no mínimo 7,0 no momento da candidatura e possuir duas cartas de recomendação emitidas por professores do IFSP que atuam no curso. 

Candidatos aptos a se candidatar devem se inscrever até o dia 23 de outubro, por meio de formulário eletrônico. Os documentos necessários para a inscrição estão descritos no item 6 do edital: