17 de outubro de 2024
SAÚDE

Descaso com vacinação é preocupante, alerta infectologista

Por Maryla Buzati | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Santa Casa de Araçatuba
Dr. Fábio Bombarda é infectologista da Santa Casa de Araçatuba

No Dia da Vacinação, celebrado nesta quinta-feira, 17, o infectologista da Santa Casa de Araçatuba, Dr. Fábio Bombarda, destaca que é importante relembrar que, em um passado não tão distante, doenças como varíola e poliomielite ceifaram milhões de vidas ao redor do mundo.

O especialista lembra que "foi só com o advento da vacinação que a humanidade conseguiu erradicar a varíola e praticamente eliminar a poliomielite, além de muitas outras doenças graves". Hoje, no entanto, o cenário de descaso com a vacinação preocupa especialistas, entre os quais Bombarda, que atua como intensivista na Santa Casa.

"A vacina não é apenas uma agulha. Ela é um escudo que nos protege de doenças graves. A cada dose, construímos um muro invisível que protege não só a nós mesmos, mas também nossas famílias", explica Bombarda. Ele destaca que, com a vacinação, erradicamos a varíola clássica e quase eliminamos a poliomielite, além de controlar doenças como sarampo, difteria e tétano.

Com uma rotina marcada pelo acompanhamento de pacientes nos ambulatórios mantidos pela Saúde Pública para o tratamento de doenças infectocontagiosas, muitas das quais preveníveis com vacinação, e de pacientes graves que passam longos períodos em internação intensiva nas UTIs Adulto do hospital, o infectologista ressalta que tem observado uma crescente negligência em relação à vacinação.

"Muitas pessoas têm sido relapsas, não só em relação à própria saúde, mas também à saúde de suas famílias. Isso é extremamente preocupante", alerta. Segundo ele, quando deixamos de nos vacinar, abrimos portas para que doenças que já foram controladas voltem a circular e ameacem novamente a sociedade.

O retorno de doenças antes controladas, como o sarampo, já foi observado em algumas regiões do mundo e do Brasil, resultado da queda nas coberturas vacinais. "Quando você se vacina, você não só se protege, mas também protege as pessoas que ama. A vacinação é um ato de amor e cuidado", afirma Bombarda. Ele reforça a importância de manter todas as vacinas em dia, não apenas para evitar doenças graves, mas também para garantir que esses males não voltem a assombrar as novas gerações.

O infectologista da Santa Casa de Araçatuba finaliza seu apelo destacando a importância de cada indivíduo se conscientizar sobre a vacinação. "Atentem-se à sua vacinação e à de sua família. Vamos nos cuidar. Isso é fundamental para nós e para quem amamos". A mensagem do infectologista é clara: a vacinação protege o indivíduo e fortalece a saúde coletiva, garantindo um futuro mais seguro para todos.