16 de outubro de 2024
FORTES CHUVAS

Defesa Civil emite alerta máximo de tempestade para Campinas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/PMC
Avanço da frente fria aumentará drasticamente as chances de temporais com potencial de causar alagamentos, quedas de árvores e até deslizamentos

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a chegada de uma forte frente fria, que trará tempestades severas à região de Campinas e outras partes do estado entre sexta-feira (18) e domingo (20). As autoridades preveem acumulados de chuva de até 200 mm para a região, rajadas de vento superiores a 60 km/h, além de raios e possíveis quedas de granizo em áreas isoladas. A região de Campinas está classificada no nível máximo de criticidade, o que exige atenção redobrada da população.

Segundo a Defesa Civil, o avanço da frente fria aumentará drasticamente as chances de temporais com potencial de causar alagamentos, quedas de árvores e até deslizamentos em áreas de encostas. A previsão aponta para fortes chuvas que podem atingir grande parte do estado, com a região de Campinas, além de Franca, Bauru, Barretos e Sorocaba, devendo receber os maiores volumes de precipitação — podendo alcançar até 200 mm no acumulado.

Além do risco de enchentes e alagamentos nas áreas urbanas de Campinas, há a preocupação com possíveis danos em áreas rurais, incluindo a destruição de plantações e o impacto no tráfego nas principais rodovias da região. Com as chuvas e ventos fortes, o risco de interrupção no fornecimento de energia também aumenta, especialmente devido à queda de árvores sobre a rede elétrica.

Medidas de segurança e recomendações

O secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, reforça a importância da percepção de risco e o cuidado redobrado nesses dias. "Recomendamos que as pessoas se atentem aos alertas, evitem áreas abertas e busquem abrigo seguro em caso de ventos fortes. O momento requer prudência, especialmente em locais onde o acúmulo de água pode trazer riscos à vida", destacou.

A Defesa Civil orienta que, em caso de rajadas de vento ou chuvas intensas, os cidadãos tomem os seguintes cuidados:

A Defesa Civil também oferece à população um serviço gratuito de envio de alertas via SMS. Para se cadastrar e receber informações atualizadas sobre riscos de desastres naturais, basta enviar um SMS com o CEP de sua localidade para o número 40199. A medida é simples e ajuda a garantir que os moradores estejam sempre informados em caso de emergências.

Acúmulo de chuva nas principais regiões do estado

O alerta inclui todas as regiões do estado de São Paulo, com variações nos níveis de acumulado de chuva. Confira as previsões:

A Defesa Civil de São Paulo afirma que já mobilizou suas equipes para monitorar as áreas mais vulneráveis, especialmente regiões com histórico de alagamentos ou com infraestruturas sensíveis a fortes ventos. Serviços de emergência e resgate estão em alerta, prontos para atuar em caso de desastres. As equipes estão concentradas em áreas de risco para minimizar os impactos das tempestades e garantir a segurança da população.

O órgão alerta para a importância de seguir as recomendações de segurança e manter-se informado sobre as condições climáticas.