06 de outubro de 2024
ELEIÇÕES

Sábado pré-eleição permite carreata e corpo a corpo de candidatos

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Agência Brasil
Essas atividades podem ser realizadas das 8h até às 22h, conforme previsto na legislação eleitoral.

Neste sábado, 5 de outubro, véspera do 1º turno das eleições, ainda é permitido que candidatos, partidos e coligações promovam ações de campanha eleitoral. De acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), este é o último dia para a realização de carreatas, passeatas e corpo a corpo, além do uso de alto-falantes e amplificadores de som.

Essas atividades podem ser realizadas das 8h até às 22h, conforme previsto na legislação eleitoral. As campanhas ainda podem distribuir materiais gráficos e utilizar carros de som ou minitrios até o fim do dia. No entanto, no domingo, dia da votação, qualquer manifestação pública de campanha está proibida.

Além disso, no sábado, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica promoverá o sorteio das seções eleitorais que serão submetidas às auditorias do 1º turno. Outras orientações técnicas do TSE também deverão ser finalizadas, incluindo a liberação das funcionalidades do sistema de totalização dos resultados, que começa a operar a partir das 12h.

A proibição do transporte de armas e munições para colecionadores, atiradores e caçadores também entra em vigor, valendo para todo o território nacional, e perdurará até o final das eleições.

Essas são as últimas oportunidades de campanha ativa antes do início da votação, que ocorrerá no domingo, 6 de outubro, das 8h às 17h.